Diario de cmapo

456 palavras 2 páginas
RELATÓRIO SOBRE VISITA DOMICILIAR

A visita domicicliar foi realizada em 28 de maio de 2009. Tínhamos a proposta de visitar três domicílios: dois de pacientes atendidos pelos alunos do 4º ano, e o domicílio de um neonato.

A visita a um dos domicílios foi inviabilizada devido ao fato de a paciente ter mudado de endereço.

Seguimos, então, ao domicílio de Dona Taíse, de 19 anos. A visita se deu por três motivos: primeiramente, devido ao fato de a paciente apresentar obesidade grau II, sendo que seria possível a orientação quanto a hábitos alimentares mais saudáveis, além de observar o real hábito alimentar adotado. Outro motivo foi o fato de que o filho mais velho, Bruno, apresentar anemia considerável (Hb < 9g/dL), de difícil manejo clínico, especialmente devido à dificuldade em aceitação de sulfato ferroso, e às constantes faltas em consultas marcadas no Centro de Saúde. O terceiro motivo foi o fato de a filha mais nova, Bruna, apresentar histórico de bronquiolite. Deve-se acrescentar que d. Taíse reclamou diversas vezes do ambiente familiar, muito tumultuado, sendo que oito pessoas habitavam um pequeno domicílio.

Pudemos perceber, ao observar a vizinhança do domicílio de d. Taíse, que se tratava de um local de menor poder aquisitivo, com muitas casas sem acabamento final. Contudo, a rua era asfaltada e havia rede elétrica e esgoto encanado. A casa era simples, sem acabamento. Havia pobreza de móveis, sendo que dois colchões ficavam diretamente no chão lajotado. Havia um dormitório, ocupado pela família da irmã de Taíse (irmã, esposo e dois filhos), sala, ocupada pela família de Taíse (esposo e dois filhos), e cozinha. A casa não passava um ar “aconchegante”, próprio de uma casa familiar harmoniosa. Mais parecia um empresa, pois a entrada e saída de pessoas era constante, o que tirava a privacidade da família de Taíse, que ocupava a sala do domicílio. Chegamos enquanto ocorria o almoço e pudemos perceber que a principal alimentação da família constava de

Relacionados

  • Apostila de excel 2000
    11946 palavras | 48 páginas