Diamante Em Angola

Páginas: 4 (892 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015
Um século de diamantes em Angola
Angola tem grande potencial na produção e descoberta de jazigos de diamantes, indica o estudo “Cem Anos de Diamantes”. O documento estima aumentos de produção entre20 e 30 % para 10 milhões de quilates por ano.

A exploração começou em 1917, mas os primeiros registos de diamantes remontam a 1912, como conta Luís Chambel, coordenador do estudo “Cem Anos deDiamantes em Angola”, lançado em outubro pelas consultoras Sínese e Eaglestone.

Com base nos registos históricos, o engenheiro de minas e consultor em geologia económica Luís Chambel situa asdescobertas dos primeiros diamantes na Lunda Norte, no ribeiro Mussalala: “Foram descobertos por geólogos belgas, na sequência de trabalhos que estavam a ser realizados na atual República Democrática doCongo”.

O ano de 1952 também é importante na história diamantifera de Angola, já que é a data em que foi descoberto o primeiro kimberlito no país. “Quarenta anos depois da descoberta dos primeirosdiamantes em Angola encontra-se uma das suas fontes primárias, e a partir daí, até 1975, são descobertos cerca de 600 kimberlitos, aponta o consultor.

No final da década de 1960, Angola produzia cerca dedois milhões de quilates. Registou-se depois um ligeiro decréscimo até 1974 e durante a guerra civil houve anos em que a produção foi inferior a um milhão e meio de quilates.
Angola produz oitomilhões de quilates de diamantes por ano
Angola produz oito milhões de quilates de diamantes por ano
Os níveis de produção só voltam a superar os dos anos sessenta no ínício da década de 2000 com a entradaem produção da mina do Catoca, que é mais ou menos coincidente com o processo de paz e estabilização de Angola. “O primeiro grande projeto industrial de kimberlitos deu-se praticamente 50 anos depoisdo primeiro kimberlito ter sido descoberto”, sublinha o consultor Luís Chambel.

Indústria em transição

Angola tem atualmente uma produção de cerca de oito milhões de quilates de diamantes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DIAMANTE
  • Diamante
  • diamante
  • Diamante
  • diamante
  • Diamante
  • O diamante
  • Diamante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!