Dialogo diário de segurança

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
D.D.S. - Diálogo Diário de Segurança.


Curso de Implantação.




Prefácio.



O DDS - Diálogo Diário de Segurança é uma ferramenta importante dentro do programa de prevenção de acidentes da empresa.

Considerando-se que o profissional aceita um desafio da Perobalcool Industrial de Açúcar e Álcool Ltda, para supervisionar uma equipe de trabalho, esta automaticamente assumindo aresponsabilidade pela integridade física e mental de seus subordinados.

Para manter esses subordinados com boa saúde física e mental, é necessário consientizá-los da necessidade de se praticar segurança e oferecer-lhe boas condições no local de trabalho.

Para prevenir acidentes é necessário que todos se sintam responsáveis pela segurança. Somente com a união e o esforço de todos, atingiremosnossos objetivos.

Entendemos que, a prevenção de acidentes é um hábito que todos os trabalhadores devem adquirir e praticar, e pôr isso cremos que esta ferramenta prevencionista trará bons resultados, se aplicada e utilizada de forma correta e persistente.















SUMÁRIO:




1 – DEFINIÇÕES

2 – OBJETIVOS

3 – METODOS DE APLICAÇÕES

4 – TEMAS

5 –ASSESSORAMENTO TÉCNICO

6 – AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

7 – FORMALIZAÇÃO

8 – COMO APLICAR CORRETAMENTE O DDS

9 – RESPONSÁBILIDADE CIVIL E CRIMINAL

10 – DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS FRENTES DE SERVIÇOS.

















1 – DEFINIÇÕES.


O DDS - Diálogo Diário de Segurança é uma palestra ministrada diariamente pela primeira linha de Supervisão (Encarregadosou Lideres de Equipe).

Trata-se de um bate papo diário entre o encarregado da frente de trabalho e sua equipe, que consiste, basicamente em cinco minutos de alertas e orientações dadas antes do início da jornada diária de trabalho.

A prática do DDS é sem dúvida uma das formas mais práticas e eficazes que existe para prevenir acidentes de trabalho.

Na oportunidade, o Encarregado falaobjetivamente sobre a tarefa do dia, alertando a todos sobre os riscos de acidentes inerentes aos serviços que serão realizados e as medidas e condutas prevencionistas necessárias que devem ser observadas para evitar que os acidentes aconteçam.



2 – OBJETIVOS.


O DDS – Diálogo Diário de Segurança, tem como objetivo criar e difundir nos trabalhadores o hábito de prevenir acidentes.Somente com a educação e a conscientização de nossos funcionários, poderemos atingir os nossos objetivos básicos que é evitar que os acidentes aconteçam.

O DDS, aplicado diariamente faz com que os funcionários vão se consientizando da necessidade de adotar medidas prevencionistas antes e durante a realização de cada serviço e com isto evitar os acidentes.












3 – MÉTODOS DEAPLICAÇÃO.


Antes do inicio de cada jornada diária de trabalho, o encarregado reúne a equipe e fala de forma clara sobre a tarefa do dia, orientando-os sobre os riscos inerentes a cada etapa desta, as medidas prevencionais necessárias para se evitar acidentes, verificar se todos estão utilizando os EPI’s necessários e adequados e se os equipamentos de proteção coletivos estão em condiçõessatisfatórias.

Pôr ser ministrado pelo superior imediato, em linguagem compatível com a de seus funcionários e devido à freqüência com que as informações são passadas, os funcionários vão assimilar mais rapidamente o processo produtivo e prevencionista da empresa.



4 – TEMAS.


Basicamente os temas utilizados em cada DDS, devem ser primeiramente as medidas prevencionistas da tarefa aser realizada no dia.

Procure orientar os funcionários sobre a realização correta de cada tarefa (Ex. Recebimento de Soja, Armazenamento, Preparação da Matéria Prima, Extração de Óleo, Secagem e Pelletização de Farelo e Armazenagem, Sinalização e locais para fumar, etc.), Enfatizando sempre aqueles locais que apresentam maiores riscos de acidentes.

Outros temas que podem ser utilizados:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dialogo Diario de Seguranca
  • Diálogo diário de segurança
  • Diálogo diário de segurança
  • Dialogo diário de segurança
  • Diálogo diário de segurança dds
  • Dialogo diario de segurança
  • Dialogo Diário de Segurança
  • DDS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!