Dialnet AleitamentoMaternoOPorqueDoAbandono 4049601

5736 palavras 23 páginas
Natal, S. & Martins, R. (2011) Aleitamento Materno: O Porquê do Abandono.
Millenium, 40: 39‐51.

ALEITAMENTO MATERNO: O PORQUÊ DO ABANDONO
SOFIA NATAL HENRIQUES 1
ROSA MARIA LOPES MARTINS 2

1

Enfermeira do Hospital de Santarém – Portugal. (e-mail: natal.sofia@gmail.com)
2

Docente da Escola Superior de Saúde

e investigadora do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu – Portugal.
(e-mail: romymartins@sapo.pt)

Resumo
Sendo o aleitamento materno um momento único e privilegiado na comunhão mãe - filho, este deve ser sentido como um acto natural. No entanto, o abandono precoce é uma realidade. O presente estudo tem como objectivo principal conhecer as razões que levam ao abandono do aleitamento materno exclusivo, em crianças com menos de quatro meses.
Para responder a esta questão, foram entrevistadas 23 mães que abandonaram o aleitamento materno antes do quarto mês da vida do seu filho. Como objectivos específicos, pretendeuse conhecer as vantagens e desvantagens do aleitamento materno, sentidas pelas mães, assim como os sentimentos vivenciados no momento do abandono. Pretendeu-se, ainda, conhecer alguns factores institucionais que influenciaram o sucesso do aleitamento materno. Tratou-se de um estudo exploratório - descritivo, onde se analisou o conteúdo das entrevistas efectuadas às mães. Os resultados do estudo mostram que as razões principais para o abandono precoce do aleitamento materno exclusivo, apontadas pelas mães, foram o choro intenso do bebé e o leite insuficiente da mãe. A maior vantagem apontada relativamente ao aleitamento natural foi a comodidade e a maior desvantagem foi a dependência mãe-bebé, ou seja, o facto da mãe não se poder afastar, durante muito tempo, do bebé. Esta forma de amamentar provoca na mãe sentimentos positivos e de proximidade.
Palavras-chave: amamentação, abandono, razões, vivências.

39

Natal, S. & Martins, R. (2011) Aleitamento Materno: O Porquê do Abandono.

Relacionados