Dialnet AExcelenciaMoralEAsOrigensDaEticaGrega 2564585

9702 palavras 39 páginas
A excelência moral e as origens da ética grega
David de Souza *

Resumo: Este artigo trata das origens da ética grega a partir dos sete sábios e dos filósofos pré-socráticos, destacando os elementos que formarão a ética do período clássico (séc. V, IV, a.C.) e do período greco-romano.
Palavras-chaves: Ética; Filosofia antiga; História.
Résumé: Cet article-ci porte sur les origines de l’éthique grecque à partir des sept sages et des philosophes avant Socrate, en en détachant les éléments qui formeront l’éthique de la période classique (5ème et 4ème siècle a.C.) et de la période grécoromaine.
Mots-clé: Éthique, Philosophie politique, Histoire
Voltarei ao início.
Demôcritos

1 Dados históricos
Ao se analisar no surgimento da pólis grega, percebe-se uma transmutação de valores – queda dos valores aristocráticos e ascensão de valores religiosos e políticos – semelhantes àquela descrita na genealogia da moral de Nietzsche.
De fato, a queda do império micênico deixou em desarmonia forças sociais que se chocam e se desequilibram. “De um lado as comunidades aldeãs, de outro uma aristocracia guerreira cujas famílias mais eminentes detêm igualmente, como privilégio de genos, certos monopólios religiosos” 1 . Nascerá a partir desse confronto uma busca de consenso em torno da ordem social, que fará surgir “uma reflexão moral e especulações políticas que vão definir uma primeira forma de ‘sabedoria’ humana” 2 . Esta primeira sabedoria, que aparece no início do século VI, é reflexo e espelho
*

Mestre em Ética e Filosofia Política pela PUCRS e doutorando em Literatura,
UFSC. E-mail: chelyfer@zipmail.com.br. Artigo recebido em 30.09.2007 e aprovado em 08.11.2007.
1
J-P. Vernant, As origens do pensamento grego, p. 34.
2
Ibid..

Princípios, Natal, v. 14, n. 21, jan./jun. 2007, p. 147-174.

148

Davi de Souza

dos sophoi – sábios – aos quais está ligado o nome de Tales, Sôlon,
Pitágoras, etc.. Esta sophia não objetiva o conhecimento da natureza, da physis, mas “o mundo dos homens:

Relacionados