dialitica, positivismo e idealismo

1037 palavras 5 páginas
Perguntas:
Dialítica
1° O que é dialítica?
R: Pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão qual há contraposição de ideias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida, uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza aos conceitos envolvidos.
2° O que era a dialítica para Platão?
R: Para Platão a dialítica é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento pois a partir do método dialítico de perguntas e respostas é possível iniciar processo de busca de verdade.
3° O que era a dialítica para Karl Marx?
R: Karl Marx reformulava o conceito de dialítica em Hegel voltando-o para a sociedade, as lutas de classes vinculadas a uma determinada organização social, surgindo assim, a chamada: dialética materialista ou materialismo dialético.
Positivismo
1° explique o qual e o pensamento sociológico do positivismo?
R: o pensamento positivismo privilegio a parte sobre tudo uma vez sua perspectiva pressupõe que o coletivo se origina no individual
2° na concepção do positivismo a sociedade não e exterior nem superior ao endivido. Explique a razão dessa afirmação
Para ele a sociedade e seus sistemas não para acima e não superiores ao individua e as regras e normas sociais e não são analisada como exteriores a vontade dos indivíduos.
3°Explique sobre o positivismo
- Definição
- Princípios
- Influências
- Curiosidade
R: Definição

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

Princípios
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de

Relacionados

  • max weber
    1797 palavras | 8 páginas
  • Nada
    4119 palavras | 17 páginas
  • Durkheim
    4552 palavras | 19 páginas
  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas