Dialise

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Dialise parte 1
Membranas semipermeáveis podem separar concentrações distintas de ummesmo soluto ou de solutos diferentes, neste caso normalmente um soluto não édifusível, ou não dialisável naquele sistema de transporte.O processo de diálise ocorre nos sistemas biológicos, sendo de extremaimportância. É o que observamos, por exemplo, nos capilares que compõem o glomérulorenal, onde pequenaspartículas, como sódio, potássio, uréia e água, conseguematravessar livremente a membrana do capilar, passando para o interior da cápsula deBowman, porém as macromoléculas, como as proteínas plasmáticas não conseguematravessar a membrana dos capilares. Neste exemplo, a seleção se dápredominantemente pelo tamanho da espécie a ser transportada, mas outros fatores,como gradientes de pressão e elétrico,presença de carga na espécie a ser transportada enos canais, temperatura, tempo e forma da partícula podem influenciar o processo dediálise.
Diálise é o processo físico-químico pelo qual duas soluções (de concentrações diferentes), são separadas por umamembranasemipermeável, após um certo tempo asespécies passam pela membrana para igualar as concentrações. Na hemodiálise, a transferência demassa ocorre entre osanguee olíquidode diálise através de uma membrana semipermeável artificial (o filtro de hemodiálise ou capilar). Já nadiálise peritoneal, a troca de solutos entre o sangue e a solução de diálise ocorre atravésdoperitônio.O transporte de solutos no processo dialítico ocorre por três mecanismos:
Difusão: é o fluxo desolutode acordo com o gradiente de concentração, sendotransferida massa de um local de maior concentração para um de menor concentração. Depende dopeso molecular e características da membrana.
Ultrafiltração: é a remoção de líquido através de um gradientedepressãohidrostática (como ocorre na hemodiálise) ou pressão osmótica (diáliseperitoneal).
Convecção: é a perda de solutos durante a ultrafiltração. Durante a ultrafiltraçãoocorre o arraste de solutos namesma direção do fluxo de líquidos através damembrana.

PARTE 4. OTIMA!!
Introdução

Diálise
Em geral o termo membrana é definido como uma estrutura delgada que tem como função delimitar um espaço, podendo ser considerada impermeável, permeável ou semipermeável. A membrana plasmática serve como uma barreira de permeabilidade que permite a célula manter uma composição interna diferente dacomposição do líquido extracelular. Os mecanismos de difusão de substâncias representam um importante recurso seletivo para a obtenção de compartimento com determinado tipo de substâncias químicas específicas. Esta seletividade geralmente está condicionada à qualidade das membranas que eventualmente podem delimitar pelo menos uma face destes compartimentos. As membranas podem apresentar diferentesestruturas dentre as sintetizadas artificialmente ou mesmo as membranas biológicas, exibindo condições de permeabilidade características. Está sendo implementada nas aulas práticas de biofísica a técnica de diálise para demonstração dos fatores que influenciam na difusão das moléculas através das membranas. (TESSER, Susana. Diálise e Resistência Globular. Em: . Acesso em 10 de março de 2012).Difusão pode ser definida como a passagem (migração) espontânea de uma molécula, em função de um gradiente de concentração, passando da região de maior concentração para a região de menor concentração, até que se atinja o equilíbrio. Todas as moléculas estão em constante movimento, elas movem – se de um lugar para outro, saltando e chocando – se com as outras moléculas ou com os lados do recipiente ondeestão contidas. Quando as regiões de diferentes concentrações estiverem separadas por uma membrana seletivamente permeável, tem – se o que se chama de Diálise, que é uma forma de Difusão.
A Diálise é uma forma de filtração molecular, que separa moléculas de acordo com seu tamanho, através da utilização dessas membranas semipermeáveis que contém poros menores que as dimensões macromoleculares....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diálise
  • dialise
  • dialise
  • dialise
  • Diálise
  • Diálise
  • Dialise peritoneal
  • Dialise peritoneal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!