Dialeitco

591 palavras 3 páginas
Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que por sua vez existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seria a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.

1- Unidade e luta dos contrários: toda a evolução real ocorre de forma contraditória, pelo conflito de forças opostas que rodeiam e formam parte do todo existente. Nada é inalterável e está terminado. Tudo se resume ao curso da evolução. A necessidade se converte em ausência de necessidade; a racionalidade em irracionalidade; a verdade de ontem se torna hoje uma meia verdade, amanhã um erro, para logo ser absolutamente falsidade. Uma coisa não é somente ela, mas ao mesmo tempo, é o seu oposto. A contradição, a luta dos contrários, constitui a fonte fundamental do desenvolvimento da matéria e da consciência.
2 -A transformação da quantidade em qualidade: a transformação da quantidade em qualidade demonstra de que modo ocorre o processo de desenvolvimento, bem como qual é o mecanismo desse processo. A qualidade é tudo o que torna o objeto precisamente um objeto determinado, e não outro objeto, tudo o que o distingue da inumerável quantidade de outros objetos. Todos os objetos e fenômenos possuem qualidades. Isso nos permite diferenciá-los e determiná-los. A qualidade manifesta-se nas propriedades de cada objeto e fenômeno. Por exemplo, a presença de propriedade privada, trabalho assalariado e outras características distinguem o capitalismo do feudalismo; a cor amarela, a maleabilidade e ductilidade são propriedades do ouro. Já a quantidade, em regra geral, se expressa em números. Possuem expressão numérica as

Relacionados