Diagramas ELV - Benzeno/Clorobenzeno

487 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Determinação dos diagramas de comportamento T-xi-yi e P-xi-yi de uma mistura binária através da Lei de Raoult Modificada
Termodinâmica 2
Prof. Gustavo Maia

Felipe Dias Guimarães – RA 417203
Felipe Parra Scarpelini – RA 417394
Thaís Cameschi Tiossi – RA 417416

São Carlos
2013

Determinação do comportamento de uma mistura binária através da Lei de Raoult Modificada

As características do equilíbrio líquido-vapor de uma mistura binária a certa temperatura e pressão podem ser determinadas através da Lei de Raoult modificada (Equação 1). Para certo componente i da mistura, a lei é descrita da seguinte maneira, onde yi é a fração de i na fase líquida, P é a pressão de operação do sistema, Pisat é a pressão de saturação do componente i e xi e são, respectivamente, sua composição na fase líquida e seu coeficiente de atividade: (1)

A partir da Lei de Raoult modificada é possível a obtenção de diagramas de equilíbrio líquido-vapor para o componente mais volátil da mistura. O processo envolve a determinação do coeficiente de atividade dessa espécie.
Na planilha preparada, ela foi feita através do método UNIFAC, em que o cálculo é baseado nas unidades estruturais ou subgrupos presentes nas moléculas da mistura.
Diferentemente da Lei de Raoult (

), que é válida apenas

para soluções ideais, a Lei de Raoult modificada é válida também para soluções reais. Isso acontece pois o coeficiente de atividade é a medida do quão distante está a solução de sua idealidade. Dessa maneira, até mesmo para misturas com formação de azeótropo a lei modificada é válida.
Nossa mistura inicial, clorobenzeno e benzeno, é uma solução ideal.
Nesse caso, não há diferenças significativas entre os diagramas obtidos com a
Lei de Raoult e a Lei de Raoult Modificada. Ambas as leis são válidas, sendo a modificada mais exata, e representam

Relacionados

  • A Separação do àlcool Anidro
    25895 palavras | 104 páginas