DIAGRAMA DE ISHIKAWA TRABALHO

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 28 de março de 2015








DIAGRAMA DE ISHIKAWA















Diagrama de Ishikawa

Conhecido também como: Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa – quem o criou) ou Diagrama Causa e Efeito. Foi desenvolvido para representar a relação entre o “efeito” e todas as possíveis “causas” que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no ladodireito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. O nome Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta através de uma ideia básica: Fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
ODiagrama de Ishikawa é uma ferramenta de auxílio à resolução de problemas. Independente de qual a origem da sua dor de cabeça, o diagrama de causa e efeito poderá ser bastante útil. Diferente do que muitos pensam, não tem sua aplicação restrita apenas à indústria; pode ser utilizado até mesmo em escritórios administrativos, se necessário.
Seu uso permite identificar as prováveis causas de raiz de umproblema específico. A aplicação desta ferramenta pressupõe que o processo esteja descrito e o problema rigorosamente definido.
As ramificações do diagrama que se obtém para cada causa, resultam da tentativa de responder sistematicamente a pergunta Por quê.

1) Diagrama Simples









2) Ramificação Complexa

Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para analisar processos esituações, e para desenvolver um plano de recolha de dados. O Diagrama de Ishikawa é a representação de vários elementos (causas), de um sistema, que podem contribuir para um dado problema (efeito).
Geralmente, recorre-se a este tipo de diagrama para identificar as possíveis causas de um problema específico. O diagrama possibilita a organização de diversas informações sobre o problema e a definição decausas possíveis. Deste modo, aumenta a probabilidade de identificar as principais causas.
O diagrama constitui um método ou ferramenta que nos permite abordar problemas quando se colocam as seguintes perguntas:
É necessário identificar as causas principais de um problema?
Existem ideias e/ou opiniões sobre as causas do problema?
Convém realçar que a aplicação deste diagrama pressupõe que a Causaprovável é toda aquela que gera um determinado efeito e que Problema é o efeito que constitui um elemento mensurável.
Para montar o diagrama de Ishikawa, faz parte do procedimento reunir as pessoas em time para realizar um braimstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema.
O diagrama espinha-de-peixe é uma das 7 ferramenta da qualidade utilizada para ogerenciamento do controle de qualidade e sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra, Material). Justamente pelo motivo da denominação das 6 causas principais iniciarem com a letra M, também pode ser chamado de 6M’s.








Osignificado de cada M:
Método – É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
Máquinas – Muitos problemas são derivados falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta demanutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida – Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente – O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Existe ainda um sétimo M que tem a origem na palavra em inglês Management...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagrama de ishikawa
  • Trabalho atividade ciclo pdca e diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de Ishikawa
  • Diagrama de Ishikawa
  • Diagrama de ishikawa
  • Diagrama de ishikawa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!