Diagrama de fases - termodinânica

1419 palavras 6 páginas
Diagramas de Fases
1. Introdução Se fase é uma região que difere de outra em relação á estrutura cristalina e/ou composição, o diagrama de fases pode ser entendido como as representações gráficas das fases que estão presentes em um sistema de materiais a várias temperaturas, pressões e composições. A maioria dos diagramas de fases são construídos segundo condições de equilíbrio (condições de resfriamento lento), sendo utilizados para entender e predizer muitos aspectos do comportamento dos materiais. Os diagramas de fases mais comuns são os de temperatura versus composição. O diagrama de fases fornece as seguintes informações termodinâmicas sobre um sistema em equilíbrio. A. Fases presentes em diferentes condições de temperatura, pressão e composição.

B. Solubilidade sólida de um elemento ou composto em outro;

C. Temperaturas ou faixas de temperatura de transformação de uma liga em condições de equilíbrio.
2. Definições e conceitos Sistemas são constituídos por dois tipos. São eles: A. Sistema homogêneo Um sistema é dito homogêneo quando é uniforme em todo o seu volume e as suas propriedades são as mesmas em todos os pontos ou variam continuamente de um ponto para o outro, mesmo que o sistema contenha mais do que uma espécie molecular. B. Sistema heterogêneo É aquele constituído por duas ou mais regiões homogêneas separadas por superfícies ou interfaces onde ocorrem variações bruscas (descontinuidades) de propriedades físicas e/ou químicas.

Solução Uma solução pode ser sólida ou líquida, uma única fase com mais de um componente (monofásica), ambos componentes se unem formando um novo. Em uma solução pode ocorrer qualquer um dos seguintes pontos: 1) um átomo pode ser substituído por outro, em sítios da rede pertencentes à estrutura da fase; 2) os átomos podem colocar-se em interstícios da estrutura; 3) o soluto não modifica a estrutura do solvente. Solução sólida Ocorre quando uma mistura de sólidos forma uma

Relacionados

  • FÍSICO QUÍMICA
    5687 palavras | 23 páginas
  • Sistemas multipressão
    3934 palavras | 16 páginas
  • Eletricidade basica
    22089 palavras | 89 páginas
  • engenharia
    35958 palavras | 144 páginas