DIAGNÓSTICO DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA URBANA DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE SERRA DAS AREIAS COM VISTAS A SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA UNIDADE.

3723 palavras 15 páginas
Título: DIAGNÓSTICO DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA URBANA DA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE SERRA DAS AREIAS COM VISTAS A SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA UNIDADE.
Mikaelly Gouveia¹
¹ Discente do Curso de Gestão Ambiental da PUC Goiás
Mikaelly_gouveia@rocketmail.com
Nicali Bleyer dos Santos²
² Professora Doutora do Curso de Gestão Ambiental da PUC Goiás nicalibleyer@hotmail.com Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trás uma análise dos equipamentos e infraestrutura urbana da Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação (UC) Serra das Areias, no município de Aparecida de Goiânia – GO. De acordo com a nova Resolução do CONAMA n° 428 de 2010 a Zona de Amortecimento se situa num raio de 3 Km a partir do limite da UC e esta serviu de base de estudo para a realização deste diagnóstico. A área apresenta solo arenoso e geomorfologia praticamente formada por rochas fragmentadas (MP Estadual, 2000), o que resulta na recarga das águas subterrâneas e do aquífero da região, pela grande facilidade de infiltração das águas pluviais neste tipo de solo. É perceptível no decorrer da análise o descaso com o qual a unidade vem sendo tratada desde a sua criação em 1999, pela Lei Municipal 2.018, mesmo mais de uma década após sua criação não encontra-se totalmente consolidado, visto que, seu Plano de Manejo ainda não é uma realidade como ferramenta de gestão da Unidade.
PALVRAS-CHAVE: Parque Serra das Areias - Unidade de Conservação - Zona de Amortecimento - Gestão - Plano de manejo.

1. Introdução
Conciliar o ritmo do homem com o ritmo da natureza, não deveria ser encarado como um problema para a sociedade, no entanto o ser humano vem se desenvolvendo de forma tão acelerada que durante décadas vem sugando os recursos naturais para satisfazer suas necessidades (agricultura, indústria, urbanização, tecnologia etc.), levando-o a um estado de decadência, presenciando ano após ano, novas catástrofes ambientais. Esta situação vem incomodando um número

Relacionados