DIAGNÓSTICO DAS PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE NA CULTURA DO ABACAXIZEIRO (Ananas comosus), EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ.

831 palavras 4 páginas
DIAGNÓSTICO DAS PLANTAS DANINHAS E SEU CONTROLE NA CULTURA DO ABACAXIZEIRO (Ananas comosus), EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, PARÁ.

INTRODUÇÃO
O estado do Pará, no ano de 2007 foi o primeiro produtor nacional de abacaxi com uma produção anual de 411.951 mil frutos, seguido da Paraíba, Minas Gerais e Bahia, e uma área plantada de cerca de 15,5 mil hectares (IBGE 2007). Três anos depois, em 2010, a área plantada em todos os principais estados produtores foi reduzida, com o Pará passando a ocupar o segundo lugar no ranking nacional com uma produção de 256.573 mil de frutos e 8.766 hectares de área plantada (IBGE, 2011).
O município de Conceição do Araguaia destaca-se por ser o segundo maior produtor de abacaxi do estado do Pará, perdendo apenas para Floresta do Araguaia, que tem uma produção de 175.500 mil frutos e uma área colhida de 6.500 hectares (IBGE, 2009), e é o principal produtor nacional. O município possui cerca de 1200 produtores que plantam a cultura e que tem impactante importância na economia da região.
No cultivo de abacaxi deve-se atentar para o controle de plantas daninhas, pois a competição é agravada, por ser uma cultura de pequeno porte e apresentar desenvolvimento vegetativo inicial muito lento, favorecendo a extração de água e nutrientes pelas plantas daninhas.
A competição por nutrientes na cultura do abacaxi com as plantas daninhas pode interferir na produtividade e na qualidade dos frutos produzidos. Cunha et al. (1999) observaram que a alta densidade (40 plantas m-2) de tiririca (Cyperus rotundus) e capim-colchão (Digitaria horizontalis) reduziram significativamente os teores de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio na folha D do abacaxizeiro – folha mais jovem entre as folhas adultas e a mais ativa fisiologicamente aos 30 dias.
As plantas daninhas podem ser controladas, segundo Manica (1999), com capinas manuais (enxada), roçadeiras manuais, uso de cobertura morta e herbicidas recomendados para a cultura, à base de diuron, bromacil,

Relacionados