DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA LOCAL: A importância dos indicadores sociais

1863 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância dos indicadores sociais, sua relevância e aplicabilidade no Serviço Social. Analisar a realidade do Município de Alagoinhas com enfoque na Política de Educação.
Como ponto de partida irá conceituar indicador social.
Segundo Paulo de Martino Jannuzi, um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de política). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.
A partir da noção de indicador social podemos reconhecer sua importância na criação de políticas pública e diagnóstica sociais. E de acordo com Milton Santos o conteúdo geográfico do cotidiano também se inclui entre conceitos constitutivos e operacionais, próprios à realidade do espaço geográfico, junto à questão de uma ordem mundial e de uma ordem local.

DESENVOLVIMENTO

A confiabilidade de um indicador social

A confiabilidade de um indicador social é uma propriedade relacionada à qualidade de levantamento dos dados usados em seus registros.
Destacamos como referência de indicadores sociais confiáveis o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- o IBGE, os censos demográficos, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios- o PNAD , o DATASUS, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento, entre outros.
A leitura da realidade regional de serviço social só será possível com a observância dos indicadores sociais, imprescindível na construção de políticas públicas e

Relacionados