Diagnostico social gravidez na adolescencia

Páginas: 7 (1658 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE AQUIDAUANA-MS
MARIZA DE SOUZA FERNANDES - RA 127275
ZENILDA DA SILVA COSTA - RA 129290
















ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DIAGNÓSTICO SOCIAL





















AQUIDAUANA -MS
JUNHO/2010


1 INTRODUÇÃO

O presente Diagnóstico Social (DS) realizado como exigênciado Estágio Obrigatório Supervisionado II, do curso de graduação em Serviço Social, com o objetivo de orientar o Projeto de Intervenção que deverá ser implementado no campo de estágio, no decorrer dos Estágios III e IV.
O tema Gravidez na Adolescência, que serviu de base para a tabulação de dados desse DS, surgiu a partir da observação, por nós estagiarias, da grande quantidade de adolescentesgrávidas que procuram os benefício e ações do Centro de Referencia de Assistência Social Bairro Nova Aquidauana.
Em primeiro momento, procura-se compreender as situações que motivaram a gravidez das adolescentes, reconhecendo a subjetividade das jovens mães. Em segundo, levando em consideração de que as adolescentes grávidas precocemente têm o mesmo histórico dos pais, foi aplicada umaentrevista com objetivo de ratificar ou não.
Sendo o objetivo maior desse Diagnóstico descobrir a temática que vai orientar o Projeto Interventivo, espera-se promover ações de controle e prevenção através de trabalhos socioeducativos que estimule a prevenção dos jovens e conscientização de a gravidez é uma etapa complexa na vida. Ter um filho exige além de muita consciência e responsabilidade, umamplo planejamento.












Local da entrevista: Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Aquidauana-MS
Foco: Gravidez na adolescência.
Público alvo: adolescentes e adultas jovens - 14 e 27 anos
Motivo dessa pesquisa: Diagnóstico Social – tabulação de dados a partir do elevado numero de adolescentes grávidas procurando ações e serviços do CRAS no ano de 2010.Proposta: Projeto de intervenção social para conscientização dos riscos e conseqüências da gravidez precoce.




Gráfico 01- Condição de moradia

O Gráfico 01, confirma que 30% das entrevistadas, têm casa própria, 40% residem em moradia cedida e 30% ainda mora com a família. As mães que moram com a família, são aquelas que não chegaram a sair de casa,ou, foram morar com o marido na casa dos pais dele. As mães em moradia cedida declararam que moram na fazenda onde o marido trabalha. Os domicílios foram analisados, para uma comparação das condições socioeconômicas, a composição domiciliar, o acesso a bens e serviços. De acordo com o PNDS (2006), algumas características dos domicílios e da infra-estrutura que os cercam são importantes indicadoresdas condições socioeconômicas da população e, importantes marcadores das condições sanitárias e de saúde da população.


Gráfico 02 – Quantas recebem algum tipo de benefício do governo

No Gráfico 02, observa-se que 60% são beneficiarias do Programa Bolsa Família, 40% não têm beneficio, no entanto procuram pelo PBF no CRAS, que é a porta de entrada daassistência social, para cadastramento. Algumas já cadastradas no programas estão aguardando aprovação, que não depende do município, pois, o CadUnico é aprovado pelo Ministério de Combate a Fome. Elas acreditam que por terem filhos estão nas condicionalidades desse Programa. De acordo com o MDS (2009), o Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, quebeneficia famílias em situação de pobreza ou risco social. Podem fazer parte do Programa Bolsa Família as famílias com renda mensal de até R$ 140 (cento e quarenta reais) por pessoa devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).



Gráfico 03 - Idade das entrevistadas

Percebe-se através do gráfico 03, que as entrevistadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROBLEMA SOCIAL: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia: uma questao social
  • Gravidez na adolescencia um desafio social ( far )
  • Gravidez na adolescência: uma análise dos aspectos sociais
  • Gravidez na adolescência: SERVIÇO SOCIAL COMO IMPACTO NAS CAUSAS PREVENTIVAS
  • Projeto de pesquisa em serviço social tema gravidez na adolescência
  • UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Serviço social e experiencia no cras gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!