Diagnostico psicologico a prática clínica

Páginas: 152 (37771 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
WALTER TRINCA
Organizador
DIAGNOSTICO
PSICOLOGICO
A Prática
Clínica
e.p.u editora
1984
São Paulo

Prefácio geral da Coleção

A Coleção Temas Básicos de Psicologia tem por finalidade apresentar de forma didática e despretensiosa tópicos que são ministrados em várias disciplinas dos cursos superiores de Psicologia ou outros em cujo curriculum constem disciplinas psicológicas.
Oobjetivo fundamental é oferecer leituras introdutórias que sirvam como roteiro básico para o aluno e que ajudem ao professor
na elaboração e desenvolvimento do conteúdo programático.
Neste sentido, selecionamos autores com vasta experiência didática em nosso meio, os quais, em virtude da profundidade de seus conhecimentos e do contato prolongado com alunos, cientes da dificuldade de adaptaçãoda literatura importada para o nosso estudante, se dispuseram a colaborar conosco.
Esperamos, assim, contribuir para a formação de profissionais psicólogos ou não, sistematizando e transmitindo, de forma simples, o conhecimento acadêmico e prático adquirido por nossos colaboradores ao longo dos anos, e também tornando a leitura um evento produtivo e agradável.
Clara Regina RappaportCoordenadora
XI
Este livro procura oferecer ao leitor uma visão bastante condensada daquilo que se passa no contexto psicodiagnóstico. Esse contexto é constituído por tudo o que ocorre desde o início do contato com o paciente e/ou seus responsáveis (ou, mesmo, desde o contato prévio com a pessoa que o encaminhou) até o final desligamento do caso. Um dos principais elementos que compõem o contextopsicodiagnóstico é o processo de realização que se estabelece, isto é, a seqüência de fases ou passos estruturados e orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos que existem para a consecução dos objetivos diagnósticos. Na visão introduzida por este livro destacam-se estudos e observações a respeito dos principais ingredientes do processo diagnóstico, tendo como propósito afundamentação da prática clínica, bem como servir de recurso auxiliar à efetivação da mesma.
Ao falar de psicodiagnóstico referimo-nos, aqui, especificamente ao trabalho feito por piscólogos clínicos em situação de diagnóstico individual, que se manifesta em relação bipessoal (incluindo psicólogo-paciente e psicólogo-família do paciente). Não abordamos, pois, temas relacionados apsicodiagnósticos de casal, de família, de outros grupos e de situações existentes fora do âmbito da clínica psicológica. O texto, como um todo, abrange questões a respeito do diagnóstico psicológico aplicável a todas as idades; contudo, algumas passagens são dedicadas exclusivamente ao diagnóstico infantil.
A orientação geral do livro é norteada pelo processo diagnóstico de tipo compreensivo’, tal como odescrevemos no capítulo 2,
1 Somos reconhecidos ao Dr. Oswaldo Dante Milton Di Loreto que foi,
em nosso meio, quem por primeiro concebeu a existência de “diagnósticos
XIII
que coloca ênfase em um posicionamento do psicólogo estribado no uso de suas próprias habilidades clínicas, derivadas de suas experiências de contato com a vida mental. Neste sentido, é indispensável que os alunos de cursos degraduação e os profissionais prin-ipiantes complementem a leitura do texto com a prática do atendimento supervisionado. Em grande pa’te, este trabalho refere-se a informações a que têm acesso aqueles que fazem uso da prática clínica voltada para a realidade psíquica individual e suas expressões nos grupos. É uma abordagem que difere, portanto, das concepções psicodiagnósticas fundamçntadas emmodelos psicométricos.
Nosso trabalho tem em vista contribuir para a preparação do profissional quanto à melhor utilização dos recursos facilmente disponíveis (entrevistas clínicas, observações clínicas, técnicas de investigação clínicas da personalidade etc.), libertando-o da dependência de métodos e processos custosos e de difícil alcance. Estes, geralmente, não se coadunam com a realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Diagnóstico psicológico
  • Diagnósticos e Cuidados de enfermagem implementados na pratica clinica em pacientes submetidos ao transplante...
  • Psicologia clinica e aconselhamento psicológico
  • Princípios gerais do diagnostico psicológico
  • DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO TRINCA – WALTER
  • Contexto geral do diagnostico psicológico
  • As Objeções ao diagnostico psicológico
  • Contribuições para o Diagnóstico na Clínica psicopedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!