diagnostico psicologico do filme garota interrompida

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014


Graduação em Psicologia





Diagnostico psicológico do filme Garota Interrompida










Londrina






Neste trabalho contém a historia do filme “Garota Interrompida” com observações sobre o tema e conflitos vividos pela personagem protagonista, Susanna Keysen. Sua finalidade é definir um diagnóstico a respeito da personalidade da personagem, uma vez que estaapresenta características consideradas perturbadoras em sua época. Essas características compõem os sintomas da Síndrome de Borderline, atualmente conhecida como CID-10.
No ano de 1967, a realidade nos estados unidos da America está conturbada e problemática devido à guerra e as revoluções hippies. A protagonista, Susanna, criada em uma família conservadora, apresentava uma percepção de realidadediferente da sociedade em que vivia, sendo assim, incompreendida por seus pais, professores e amigos.
Aos 18 anos, após uma tentativa falha de suicídio, pela influencia de seus pais, Susanna, foi internada pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde permaneceu reclusa por dois anos. Durante sua estadia na clínica, a protagonista precisou encontrar uma nova interpretação do mundo, e desi mesma. Susanna encontra conflitos e amizades junto com garotas da sua idade, consideradas insanas, doentes e excluídas da sociedade, principalmente, com Lisa, personagem de Angelina Jolie, cuja qual apresenta personalidade dominadora e persuasiva sobre a personagem principal, como as fugas de Susanna e o suicídio de uma das garotas por conta da mesma. Separadas, Susana, com o auxilio dostrabalhos psiquiátricos, consegue se libertar do que lhe interrompia de viver uma vida social padrão para a época.
No final do filme, Susanna consegue encontrar um novo caminho para sua vida, tendo agora, um novo princípio de realidade, um novo olhar para si e para o mundo, podendo assim, viver em sociedade sendo aceita por seus pais e amigos.  O filme é uma história real e retrata a vida da personagemdurante os dois anos de internação. Conhecemos os pensamentos e as ações desse tipo de personalidade ainda pouco falada, mas já bem conhecida dos especialistas.
Susanna é diagnosticada com transtorno de personalidade, a síndrome de Borderline, cujo é mais freqüente encontrado em mulheres, o que já é de se esperar, uma vez que as questões emotivas são marcadas pelo sexo feminino. Não sesabe ao certo cientificamente do por quê disso, mas se relaciona ao sistema límbido na área de hiperatividade. Nos momentos de maior impulsividade, é como se houvesse um curto-circuito, o que desregula as emoções pelo fato de se localizar em determinada área do cérebro.
Esse transtorno é mais intenso na adolescência, já que é nesta fase em que ocorrem os primeiros rompimentos de relacionamentos,o que provoca o desequilíbrio emocional devido a comportamentos de risco, sexualidade e impulsividade. Adolescentes que se situam nessa síndrome tendem a se mutilar a fim de descarregar a angustia que estão sentindo. É recomendado á estes, atividades físicas, pois provocam o mesmo efeito, porém de forma não autodestrutiva. Zimerman (2004) destaca que no borderline a presença de sintomas deestranheza (em relação ao meio ambiente exterior) e de despersonalização (estranheza em relação a si próprio) estão intimamente ligados ao fato de que essas pessoas apresentam um transtorno o sentimento de identidade.
O transtorno pode ser biológico ou de criação referentes a cultura, entretanto o primeiro é mais brando e se vivenciado num ambiente normal pode ser moldado, sendo assim não desenvolvidodrasticamente.
No filme pode-se afirmar que a causa da síndrome de Susanna veio geneticamente, e também foi acometida pelo comportamento de seus pais, que tentavam suprir o vazio emocional de Susanna com bens materiais e não com o afeto, já que está claro que os mesmos, se preocupavam mais com a aparência da filha perante a sociedade do que com ela em si.
Susanna começa a apresentar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do filme a Garota Interrompida
  • RESENHA FILME GAROTA INTERROMPIDA
  • Resumo do filme garota interrompida
  • Análise do filme: garota interrompida
  • ANALISE DO FILME GAROTA INTERROMPIDA
  • Resenha filme Garota Interrompida
  • Filme: Garota Interrompida.
  • psicodiagnóstico da personagem do filme garota interrompida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!