Diagn Stico Do Transtorno Do D Ficit De Aten O E Hiperatividade

1271 palavras 6 páginas
Diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças da 1ª série do Ensino Fundamental na Rede Pública.
Resumo: O trabalho realizado trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva de levantamento que objetivou constatar como é feito o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) em crianças da 1ª série do ensino fundamental da rede pública de ensino. Relata as características observadas nas crianças com TDAH, o convívio escolar (relações interpessoais) e o acompanhamento familiar no tratamento. O projeto discorre, também, se acontece a parceria escola-família e a rendimento escolar dos alunos com TDAH. Para isso, foi realizada uma entrevista estruturada com cinco professoras da rede pública de ensino. Os resultados mostraram que inquietação e agitação são as características mais comuns entre as crianças portadoras do Déficit, elas apresentam dificuldades nos relacionamentos escolares e a família desconhece o problema. A análise dos dados permitiu afirmar que não existe diagnóstico preciso, este feito pelas professoras por inexistência de profissionais especializados e, em consequência disso, os alunos apresentam baixos rendimentos.

Introdução
Está surgindo um novo modelo de educação, o qual enfoca a preocupação de educadores e especialistas, na tentativa de encontrar soluções para as existentes barreiras de aprendizagem. Dentre essas barreiras, constata-se que os casos de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são crescentes.
A razão de ser desta pesquisa foi que, tendo em vista o crescente número de crianças hiperativas na sala de aula e a problemática sofrida pelo professor, acredita-se na possibilidade de minimizar essas dificuldades, tanto na relação professor-aluno, quanto na relação deste com os demais colegas.
Dessa forma, procura-se definir o conceito de TDAH, assim como o diagnóstico e as características desse transtorno. Aliado a isso, têm se a preocupação de enfocar sobre o relacionamento

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • fiosioterapia
    21396 palavras | 86 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas