Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de vila nova, santa rosa do sul - sc e a participação do ifectc - campus sombrio

Páginas: 106 (26396 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
UFRRJ
INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA

DISSERTAÇÃO

DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EDUCACIONAL DOS ASSENTADOS RURAIS DA COMUNIDADE DE VILA NOVA, SANTA ROSA DO SUL - SC E A PARTICIPAÇÃO DO IFECTC - CAMPUS DE SOMBRIO.

ADALBERTO REINKE

2009

UFRRJ / Biblioteca Central / Divisão de Processamentos Técnicos

370.91734 R364d TReinke, Adalberto, 1954-.

Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de Vila Nova, Santa Rosa do Sul - SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio / Adalberto Reinke – 2009. 72 f.: il. Orientador: Canrobert Penn Lopes Costa Neto. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação emEducação Agrícola. Bibliografia: f. 65-67. 1. Educação rural - Teses. 2. Educação – Aspectos sociais - Teses. 3. Comunidade – Desenvolvimento – Teses. I. Costa Neto, Canrobert Penn Lopes, 1955-. II. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. III. Título.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EMEDUCAÇÃO AGRÍCOLA

DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO SÓCIOEDUCACIONAL DOS ASSENTADOS RURAIS DA COMUNIDADE DE VILA NOVA, SANTA ROSA DO SUL - SC E A PARTICIPAÇÃO DO IFECTC - CAMPUS DE SOMBRIO.

ADALBERTO REINKE

Sob a orientação do Professor Dr. Canrobert Costa Neto

Dissertação submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências, no Programa dePós-Graduação em Educação Agrícola, Área de Concentração em Educação Agrícola.

Seropédica, RJ Setembro de 2009

2

A Elisabeta, Elisberto e Adalisa, minhas motivações.

AGRADECIMENTOS À Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, pela viabilização destes estudos em nível de pós- graduação. À Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pela seriedade dotrabalho que desenvolve em suas pós- graduações. Ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA, na pessoa de seus coordenadores, Professores Gabriel Araújo Santos e Sandra Barros Sanchez, pela coragem, determinação e dinamismo com que conduzem o programa, permitindo que a Educação Profissional e Tecnoló gica brasileira se discuta e se renove a cada turma do PPGEA. Aos familiares e amigos,pela compreensão nas ausências típicas da pós-graduação. Aos meus colegas de turma pela amizade e companhia em todos os momentos.

“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”. (Cora Coralina)

RESUMO REINKE, Adalberto. Diagnóstico e perspectivas de desenvolvimento sócio-educacional dos assentados rurais da comunidade de VilaNova, Santa Rosa do Sul - SC e a participação do IFECTC - Campus Sombrio. 2009. 72 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009. Nosso objetivo geral foi diagnosticar a comunidade de Vila Nova, no Município de Santa Rosa do Sul - SC, em termos sócio-educacionais; e os objetivos específicos foram: realizaro levantamento das necessidades da comunidade, identificar as possíveis questões que impeçam ou inviabilizem o desenvolvimento local e subsidiar futuras ações de desenvolvimento da comunidade. A comunidade de Vila Nova, próxima à instituição, foi a área escolhida para ser diagnosticada, nesta Dissertação, por ser uma comunidade muito carente e que busca a melhoria de vida dos assentados rurais aliestabelecidos. É apenas de maneira participativa e dialógica que a instituição de ensino pode se propor a apoiar a comunidade a enfrentar os seus problemas da forma mais adequada à sua realidade particular. A pesquisa participante contribui diretamente para a resolução de problemas de interesse coletivo. As famílias do assentamento rural de Vila Nova e o Instituto Federal de Educação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: perspectivas para uma Nova Extensão Rural
  • A participação da família no processo educacional: um estudo sobre a relação família-escola no processo...
  • DESENVOLVIMENTO SOCIO ECONOMICO EM SANTA CATARINA
  • A Baixa Participação da Comunidade Acadêmica na Avaliação Institucional: Estudo de caso no Campus da UNEMAT de...
  • RESENHA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E PARTICIPAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE (DC)- ATUALIDADE E IMPORTÂNCIA
  • A Extensão Rural no Brasil
  • Diagnóstico dos serviços de saneamento de comunidade rural em Barreiras
  • Análise da participação comunitária no desenvolvimento da vila da macia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!