Diagnóstico socioeconômico: atendimento no p.s.f. a saúde da criança.

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

O atendimento das crianças no P.S.F. hoje é um processo acompanhado de perto pelos Assistentes Sociais. Através deste programa buscamos firmar a atenção à saúde da criança, neste caso específico, contribuindo para a promoção da saúde da mesma visando principalmente diminuir a mortalidade infantil. Para que se chegue a estes objetivos a equipe do P.S.F. deve considerar a vidacomunitária, o contexto familiar, e desenvolver um processo ligado ao Serviço Social.
O objetivo do P.S.F., portanto de acordo com BRASIL (1997), seria contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do SUS, imprimindo uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde com definição de responsabilidades entre os serviços desaúde, e a população.
O Serviço Social desempenha um papel importante nesta construção, pois assumiu um compromisso ético com a democracia, liberdade e principalmente justiça social. Como está definida pelo Ministério da Saúde a equipe básica do P.S.F. deve ser composto por um médico de família ou generalista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, considerando queoutros profissionais de saúde podem ser agregados e como o Assistente Social é reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde como profissional de saúde este profissional não só pode como deve ser agregado a este quadro.
Hoje o atendimento das crianças no P.S.F. na cidade de Araporã, é relativamente satisfatório, pois os números e índices de mortalidade infantil diminuíram consideravelmente dasdécadas anteriores até hoje, considerando um resultado mais satisfatório ainda, visto que os números de doenças e mortes prematuras já eram pequenos anteriormente.
Iremos discutir a partir de agora, portanto, o papel da atuação do Serviço Social no atendimento do P.S.F. com relação à saúde da criança.

"ATENDIMENTO NO PSF: A SAÚDE DA CRIANÇA"

Para este trabalho escolhi falar do Atendimento noP.S.F.: A saúde da criança porque a atenção à saúde da criança tem sido alvo de muita preocupação representando um campo de investimentos que deve ser priorizado dentro dos cuidados a saúde da população.
Considero que o Serviço Social é uma profissão com ampla responsabilidade na assistência à criança. Não tenho dúvida no que diz respeito à importância do trabalho que os Assistentes Sociaisrealizam neste campo, pois o Assistente Social é imprescindível para a consolidação do atendimento no P.S.F., para viabilizar o atendimento das necessidades da população. O Assistente Social se insere no interior do processo do trabalho na saúde infantil como um elo entre o P.S. F, neste caso, e as políticas sociais.
O Assistente Social desenvolve atividades de natureza educativa e de apoiopedagógico para mobilização e participação da sociedade para que se possa atender às necessidades dos usuários no desenvolvimento de ações preventivas, de recuperação e controle das doenças e o conjunto das atividades que os Assistentes Sociais realizam se voltam para a concretização de seus objetivos.
O Assistente Social na área da saúde infantil está em todos os tipos de atendimento e em todas as fasesdo processo de acompanhamento dos usuários, seja individual ou coletivo, no núcleo familiar ou na comunidade.
Com a realidade dos atendimentos da saúde os Assistentes Sociais são os principais agentes trabalhadores em prol dos usuários do serviço referido. O profissional do Serviço Social faz mais do que ouvir e escutar faz com que o serviço prestado a essas crianças, seus pais e familiares, setorne efetivo e o usuário incluído no atendimento que necessita.
É obrigação deste profissional; planejar e executar as pesquisas que possam dar alguma contribuição para a análise da realidade social para que estas possam dar suporte às ações que serão tomadas pelo P.S.F., deve-se também acompanhar e realizar o atendimento à família das crianças que são atendidas por este serviço, elaborando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico socioeconômico
  • Diagnóstico socioeconômico de cidelândia
  • atendimento a saude
  • diagnostico de saude
  • Diagnostico do processo de atendimento
  • Saúde da criança
  • saude da criança
  • SAUDE DA CRIANÇA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!