Diagnóstico social

Páginas: 12 (2857 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL

DIAGNÓSTICO SOCIAL DE ARAPIRACA/AL

ARAPIRACA
2011

DIAGNÓSTICO SOCIAL DE ARAPIRACA/AL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 6º semestre.

Arapiraca
2011
SUMÁRIOINTRODUÇÃO...................................................................................................... 04
DIAGNÓSTICO SOCIAL DE ARAPIRACA/AL.................................................... 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................... 10

INTRODUÇÃO
O indicador social tem importante função exploratória nodiagnóstico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações contínuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade.
Os indicadores sociais nos proporcionam ver claramente o processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento de uma dada realidade, objetivando a superação desituações socioeconômicas, aproveitando potencialidades regionais como componentes de desenvolvimento das ações sociais.
Tendo em vista a necessidade de análise dos aspectos sociais, surgem os indicadores sociais que são uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins depesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas. São por meio desses dados que o governo elabora a melhoria na qualidade de vida da comunidade.
A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano ou as Metas do Milênio, possibilita comparabilidade internacional, estimulam iniciativas domésticas e orientam as ações de ajudainternacional aos países mais pobres. Geralmente, os valores considerados adequados ou satisfatórios para um indicador são estabelecidos por organizações internacionais.
Como forma de se entender melhor a cerca dessa importante temática, este trabalho apresenta uma análise dos indicadores da saúde na cidade de Arapiraca/AL, por meio de uma explanação a cerca do conceito que engloba todos os aspectosdos indicadores sociais

DIAGNÓSTICO SOCIAL DA SAÚDE EM ARAPIRACA/AL

Pensar as políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. Conforme Vieira (1992, p. 22), “a política social é umamaneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundo da produção.”
As Políticas Sociais tiveram seu surgimento por meio do capitalismo, mas, no entanto, isso não implica dizer que ela esteja ligada diretamente ao capital, pelo contrário, é delas que se busca amenizar as conseqüências provocadas por esse regime de governo.
E para que as Políticas Sociais realmente possam serefetivadas é necessário um levantamento dos dados populacional da região, que é fornecido por meio dos indicadores sociais, que apresentam os dados sociais e populacional de toda uma região.
Os indicadores sociais são instrumentos para o efetivo empoderamento da sociedade civil, de controle e direcionamento das atividades do poder público. E o seu surgimento é recente como podemos entender pormeio das palavras de Jannuzzi:
O aparecimento e o desenvolvimento dos indicadores sociais estão intrinsecamente ligados à consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Embora seja possível citar algumas contribuições importantes para a construção de um marco conceitual sobre os indicadores sociais nos anos 20 e 30, o desenvolvimento da área é recente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnostico social
  • diagnostico social
  • Diagnóstico Social
  • diagnostico social
  • Diagnostico Social
  • Diagnóstico social
  • Diagnóstico Social
  • Diagnóstico Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!