Diagnóstico situacional e plano de ação da unidade básica de saúde luíza suruagy no município de messias em alagoas .

Páginas: 26 (6282 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
EDILA NEILA DE OLIVEIRA FERREIRA SILVA
NATHALIA ARAÚJO

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E PLANO DE AÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE LUÍZA SURUAGY NO MUNICÍPIO DE MESSIAS EM ALAGOAS .

MACEIÓ/AL
2011.02

EDILA NEILA DE OLIVEIRA FERREIRA SILVA
NATHALIA ARAÚJO

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E PLANO DE AÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE LUÍZA SURUAGY NO MUNICÍPIO DE MESSIAS EM ALAGOAS.

Trabalhorealizado no município de Messias sob á supervisão e orientação da docente Ana Maria da disciplina de Estágio Supervisionado em Unidade Básica de Saúde do curso de Enfermagem 8º período da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – FCBS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMMACEIÓ/AL
2011.02

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus por direcionar os nossos passos a realizar aquilo que nos propomos a fazer. Em sequência á nossa supervisora Ana Vieira por todo o apoio e por todo incentivo para conosco.
A secretaria de Saúde do Município de Messias pelo apoio as nossas atividades realizadas.
A todos que forma a equipe da unidade de saúde Suruagy pelo acolhimento epaciência aos agentes comunitários de saúde pela disponibilidade em nos acompanhar desde as campanhas ate mesmo a construção do mapa do PSF III e também á Enfª Evilânia por toda a atenção em transmitir conhecimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. Avelocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos .

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilizaçãodos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde produzidos resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas ás equipes e saúde da família (BRASIL, 2009).

É entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais emunidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada . A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

O Estágiosupervisionado em Unidade Básica de Saúde vem com uma proposta de análise bastante madura relacionando as ações realizadas na atenção básica que é a porta de entrada para o SUS, possibilitando um aprendizado na prática das atividades e protocolos das ações desenvolvidas na atenção básica.

A proposta inicial é a elaboração de um diagnóstico situacional juntamente com a construção do plano de açãomediante aos problemas encontrados na Unidade de Saúde Luíza Suruagy localizados no município de Messias.

Com a elaboração desta análise situacional iremos direcionar nosso foco de trabalho para as estratégias á serem desenvolvidas afim de alcançar os resultados esperados .

A oportunidade de exercitar o planejamento estratégico situacional como prática pedagógica tem sido um desafio constante,pois sua implementação requer habilidades de comunicação e abertura de todos os atores envolvidos. O diálogo necessário implica confrontar diferentes pontos de vista, formas diversas de perceber e significar a realidade, bem como expectativas que podem ser conflitantes, visando consensuar explicações, proposições e programações (Artman, 2000).

1. OBJETIVOS

1.2 OBJETIVOS GERAIS:

*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!