Diagnóstico organizacional

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Universidade Norte do Paraná

Téc. Gest. Recursos Humanos

Diagnóstico Organizacional

Recife 2012

INTRODUÇÃO

Numa sociedade complexa como a de hoje, baseada no conhecimento, o alcance da vantagem competitiva depende, fundamentalmente, da capacidade de aquisição, desenvolvimento e aplicação de competências na criação de produtos e serviços que, dentre as empresas rivais,satisfaçam melhor as necessidades dos clientes.

Contar com uma equipe de funcionários de alto nível de qualificação e motivados em manter relações de coexistência pacífica pautadas pela ética. São os valores éticos que dão sentido à vida, trazendo motivação às pessoas para desenvolver seus projetos pessoais, profissionais e sociais, torna-se condição de sobrevivência e necessária paraque o BNB consiga cumprir a sua missão de promover o desenvolvimento de uma região economicamente pobre.

Por isso, a moderna Administração das Relações Humanas assume papéis de suma importância para o alcance de resultados, como aliada na formulação e implementação da estratégia, provedora de competências críticas necessárias, indutora de inovação, geradora de oportunidades dedesenvolvimento, motivação e de compromisso dos funcionários para com a missão organizacional.

Este diagnóstico representa o pensamento sobre a atual situação em que se encontra a Administração das Relações Humanas no BNB. Neste, são enfatizados os aspectos que, nesta avaliação, mais precisam de melhoria, e se destina a servir de subsídios para geração, em todas as unidades, de sugestões dePolíticas, Projetos e Ações na busca de melhoria qualitativa desta instituição.



|
|
1. Diagnóstico das relações de trabalho no BNB Na concepção de Sovienski e Stigar (2008), um fator que ajuda a desenvolver um ambiente mais agradável na instituição é refletir os aspectos estruturais, operacionais e comportamentaisque envolvam o gerenciamento de pessoas, isto é compreender a instituição e as pessoas. Outro fator que contribui é instrumentalizar as pessoas para que viabilize a tomada de decisão mais assertiva, através do desenvolvimento de outras práticas, tais como os valores humanos, moral, ético e a própria solidariedade. 2. Clima Organizacional Nos últimos anos, a imagem daquele BNB sofreualgumas mudanças em função de acontecimentos conhecidos de todos, como por exemplo: as entidades representativas dos funcionários não mais foram reconhecidas como interlocutores perante a organização, caracterizando a falta de diálogo nas relações de trabalho; os funcionários, que deveriam ser os primeiros a serem convidados para as datas comemorativas, foram afastados delas; a exacerbação de conflitostrabalhistas, simbolizado pela existência de elevado número de demandas judiciais, individuais e coletivas. Como consequência, os sentimentos de segurança, de orgulho e de pertença, próprios dos funcionários do BNB, foi abalado Para muitos, pode ser que o Banco, hoje signifique apenas um emprego, uma fonte de recursos, e não mais um lugar prazeroso de trabalhar. Desse modopode-se observar que um dos pilares que sustentam a gestão pública é o envolvimento de todos os servidores na busca do alto desempenho da organização, por meio de estímulo à colaboração e ao compromisso de atingir os seus objetivos. Afinal, o bom clima organizacional tem forte influência sobre os resultados institucionais, isto é, sobre o desempenho da organização, uma vez que estão diretamenterelacionados com o comprometimento profissional de seus colaboradores, no caso, os servidores públicos. As práticas de gestão de pessoas devem, portanto, garantir um ambiente de trabalho seguro, saudável e propício ao desenvolvimento, ao bem estar, à motivação e à satisfação dos servidores. 3. Recrutamento, Seleção e Alocação Contexto. A maneira como a empresa estrutura e divulga as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
  • DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
  • Diagnóstico organizacional
  • Diagnóstico Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!