Diagnóstico Organizacional

Páginas: 9 (2028 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como função mostrar a metodologia de modelagem organizacional. A organização da empresa é uma ordenação, um agrupamento de atividades e recursos, que visam resultados positivos para a própria empresa. Planejar, dirigir e controlar uma empresa se torna uma tarefa fácil quando não existe certa estrutura organizacional.
O trabalho vem mostrar o que é essa estruturaorganizacional dentro de um contexto geral, mostrando formalidades e informalidades e até mesmo a interação entre ambas.
A estrutura organizacional é de grande importância para empresas de pequeno, médio, e principalmente, grande porte, pois fazer uma distribuição de cargos para uma quantidade excessiva de funcionários é necessário ter critérios de avaliação para comandar um departamento ou umafunção.


2 DESENVOLVIMENTO
Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional seguida de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
Para se organizar uma empresa, um estabelecimento, ou qualqueroutra processo que inclua relações interpessoais, são necessárias algumas funções básicas, ou seja, um bom administrador precisa saber planejar sua empresa, precisa ter pulso e coerência para dirigir uma empresa e, além disso, precisa sabem acompanhar, controlar a empresa, o sistema abaixo identifica muito bem essas funções básicas para o administrador:

Planejamento
Controle organizacionalDireção

Quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns aspectos:


Responsabilidades
Lideranças
Motivações
Organização das funções, informações e recursos.


A estrutura organizacional dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.



Estrutura Informal

Esse tipo de estrutura se consiste numa rede derelações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, a estrutura surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.
A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória.
Hoje, em qualquertipo de empresa, existem as estruturas informais. É errado pensar na hipótese de que grupos informais apenas se formam dentro de um grupo religioso, ou até mesmo dentro de uma sala de aula, muitas estruturas informais existem dentro de grandes empresas, e apresentam diferentes níveis de atuação.
Os lideres dos grupos informais surgem por várias causas, como por exemplo:


CompetênciaConhecimento

Personalidade

Comunicação

A estrutura informal é um bom lugar para lideres formais se desenvolver, porém nem sempre um grande líder informal será um grande líder formal, pois eles podem falhar com o medo da responsabilidade formal.
Algumas vezes, a estrutura informal se torna uma força negativa dentro da empresa, porém se a administração conseguir conciliar ou integrar os gruposformais com os informais haverá uma harmonização nas tarefas, o que ai sim, se torna uma condição favorável de rendimento e produção.
Sendo assim a estrutura informal possui algumas vantagens como:

Rapidez no processo
Redução de comunicação entre chefe e empregado
Motiva e integra os grupos de trabalho.

Contudo, possui suas desvantagens:

Desconhecimento de chefia
Dificuldade de controleAtrito entre pessoas

Estrutura Formal

Essa é a estrutura que a grande maioria das empresas adota, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.
Nesta estrutura a definição de suas atribuições se torna mais criteriosa, ou seja, aqui a estrutura formal pode alcançar proporções imensas.
No desenvolvimento da estrutura formal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • Diagnóstico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • Diagnostico organizacional
  • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
  • DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
  • Diagnóstico organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!