Diagnóstico municipal

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO:
Há muita problemática hoje em nosso município que vem se mostrando na vida das nossas crianças, jovens e adolescentes.
Vários fatores que preocupam, relacionadas à sexualidade da adolescência, gravidez precoce é uma das sérias consequências para a vida complicada dos adolescentes envolvidos. As substâncias mais usadas eabusadas entre os adultos são o álcool e o fumo, dados mais recentes sobre o consumo de álcool, fumo e outras drogas mais comuns no Brasil foram diagnosticadas por alguns autores estudiosos. À violência contra a criança é associada a esse consumo, e para muitos é um fenômeno social e cultural de grande relevância.
Mas as políticas sociais para a criança e o adolescentetiveram um grande avanço com a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990.
Não só esses, mas muitos outros agravantes problemas contra a criança, jovem e adolescente fez com que político-administrativa possibilitou a distribuição das competências e definição de complementaridades entre a União, os Estados e os Municípios.A partir daí, passa a ser responsabilidade do município a criação e execução de uma política local de proteção integral para crianças e adolescentes – tarefa que deve contar com a participação ativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.
A partir daí a prefeitura de Colatina participa de um premio porter melhor desempenho nos programas que atendem nossos pequeninos. Promovido pela UNICEF que tem com ela a primeira infância como fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e estimulante.
DESENVOLVIMENTO:
Colatina cidade do Estado de Espírito Santo. O município se estende por 1. 439 km² e contava com 120 milhabitantes no último censo, sendo 80% na área urbana e 20% na zona rural. Estrategicamente localizada no centro do Estado, a cidade registra a maior potencialidade econômica da região Norte. Situada no Vale do Rio Doce, está a 135 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.
Por ela passa a estrada de ferro Vitória-Minas, a BR-259 e a ES-080 (Rodovia do Café). Adensidade demográfica é de 78,5 habitantes por km² no território do município. Situado a 39 metros de altitude, de Colatina as coordenadas geográficas do município Latitude: 19° 32' 18'' Sul Longitude: 40° 37' 57'' Oeste. O prefeito de Colatina se chama Leonardo Deptulski. Percorrendo 50 quilômetros chega-se a BR-101, que corta o país de Norte a Sul. A BR-262, que entra para a região central brasileira,fica a 130 quilômetros. Essa posição privilegiada coloca Colatina numa posição estratégica para o escoamento de diversos produtos de vários pontos do país e para o exterior. A topografia da cidade varia de ondulada para montanhosa, com altitudes entre 40 e 600 metros. O clima predominante é o quente úmido, típico do Vale do Rio Doce, com inverno seco. A temperatura média é de 28ºC e a maiorocorrência de chuvas é registrada entre outubro e janeiro.
Temos um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Colatina são 0,746, em 2010. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,7 e 0,799).
Pesquisando encontrei uma dimensão que mais cresceu em totalidade em Colatina que foi educação (comcrescimento de 0,122) entre 2000 e 2010, seguida por longevidade e por renda, pra termos uma noção do crescimento vejamos que entre 1991 e 2000, a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi educação (com crescimento de 0,176), seguida por renda e por longevidade. Teve um incremento no seu IDHM de 36,63% nas últimas duas décadas, abaixo da média de crescimento nacional (47%) e abaixo da média de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnostico da gestao municipal de tefe
  • diagnostico da realidade social municipal
  • Proposta de elaboração de um diagnóstico municipal
  • a elaboração de um diagnostico da problematica social municipal
  • Modelo de diagnóstico do Arquivo da Secretaria Municipal de Pólis
  • DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FÁTIMA – TO
  • Diagnóstico Organizacional da Unidade de Pronto Atendimento da Prefeitura Municipal de Santa Luzia
  • MUNIcIPAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!