Diagnóstico dos conhecimentos sobre boas práticas de produção de alimentos de coordenadores e manipuladores alimentos

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Sem uma alimentação adequada, as pessoas não são capazes de produzir, de lutar por seus direitos, de se desenvolver (Ministério do Desenvolvimento Social, 2008). Para assegurar o direitoconstitucional à alimentação, a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) garante atendimento alimentar e nutricional para abrigos e Instituições de Longa Permanênciapara Idosos (ILPI). O serviço é resultado de convênio firmado entre as instituições e a Secretária Municipal Adjunta de Assistência Social.
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) otermo abrigo é definido como processo provisório e excepcional para crianças e adolescentes em situação de risco, utilizável apenas como forma de transição para família substituta. Entre as principaiscaracterísticas para funcionamento dessas instituições estão a preservação da liberdade e o atendimento personalizado em pequenas unidades e grupos, privilegiando-se ações descentralizadas emunicipalizadas (SALINA, 2009).
As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) podem ser governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, criadas com a finalidade de domicílio coletivopara pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania (SANTA CATARINA, 2009).
Dentro deste contexto, têm-se as Boas Práticas deFabricação de Alimentos (BPFA) que abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas unidades produtoras de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtosalimentícios com os regulamentos técnicos.
O propósito deste estudo foi identificar, por meio de questionário próprio e direcionado, o nível de conhecimento de coordenadores e manipuladores dessasinstituições, com o intuito de avaliar as noções de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, e a partir dos resultados, intervir através da elaboração de uma cartilha, com intuito de elucidar as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacitação sobre boas praticas de manipulação de alimentos
  • BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS
  • boas praticas de manipulação de alimentos
  • Boas praticas de fabricação de alimentos
  • Manipuladores de alimentos
  • Manual de boas praticas de higiene alimentos
  • Manual de boas práticas de manipulação de alimentos
  • Manipuladores de alimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!