Diagnóstico de toxoplasmose em gestantes‏

Páginas: 6 (1310 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
Diagnóstico de Toxoplasmose em Gestantes‏

1. Introdução

  A toxoplasmose é uma zoonose de felídeos causada pelo toxoplasma gondii (Nicole e Muneaux, 1908) de distribuição universal, sendo este um protozoário intracelular que pode parasitar os mais diversos tecidos de aves e mamíferos (Bastin, 2002). A parasitose pode se apresentar de diversas formas no organismo humano, porémestudos sorológicos indicam que mais de 80% das infecções primárias por Toxoplasma gondii são assintomáticas (Wong e Remington, 1994). O ser humano é infectado após ingerir oocistos expelidos com as fezes por gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasito de fezes de felídeos. O Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto,bradizoítos, contidos em cistos, e taquizoítos.  
                  No Brasil o Toxoplasma gondii foi descoberto em 1908 por Splendore (Splendore, 1908), sendo atualmente a soroprevalência determinada entre 50% e 80% (Cantos,2000).
                   No estudo de formas clínicas da toxoplasmose, têm-se uma saliente prevalência de lesões oculares, sendo confirmadas através de fundoscopia, tendo comoexemplos coriorretinite, nistágmo, estrabismo, microftalmia, déficit visual e má formação ocular. Sendo características também o surgimento de outars complicações como a icterícia, que mesmo sendo um sintoma transitório no recém nascido já foi confirmada em alguns casos, como também a hepatoesplenomegalia. A forma cerebral é a mais grave e a outra mais observada, representando 50% das lesõescomo: hidrocefalia, micro e macrocefalia, crise convulsiva, calcificações cerebrais e retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. Com toda uma problematização da criança há com tudo isso uma característica prematuridade de partos, com crianças anêmicas, abaixo do peso corpóreo normal ao nascer, fator este que pode estar relacionado à toxoplasmose, onde esta assume o 1º lugar dentre as infecçõescongênitas e perinatais, sendo registrado também, numa pequena porcentagem, crianças assintomáticas (Braga, et al 2007).
                     São fatores cruciais para a prevenção a higieniozação de verduras, carnes cruas para manuseio, de água para beber, o consumo de alimentos bem cozidos (carnes, ovos e leite), o não contato com o solo, não ter contato também com gatos e principalmente com suasfezes, sendo o recomendado em relação a elas queimá-las, pois desta forma não se está passando a doença para frente (Hiramato, 2001).
Sendo uma zoonose de especial importância quando acomete gestantes, pelo fato da trasnmissão placentária poder provocar lesoes de localização e gravidades variadas no feto, é que este tema foi escolhido para este estudo, uma vez que os testes para o diagnóstico sãode fácil acesso através do Sistema Único de saúde, diminuindo dessa forma as consequências para o feto.
Tem como objetivo conhecer a soroprevalência gestacional de agentes que possam transmitir da mãe para o feto e causar a doença que é uma ferramenta essencial para formulação de políticas públicas de saúde, favorecendo o planejamento de ações programáticas de prevenção e assistência (Inagaki, 2009).
Este estudo realizou-se por meio de leitura de artigos científicos sobre o tema.

2. Revisao de Literatura

1. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma zoonose de ampla distribuição geográfica sendo uma infecção oportunista em pacientes imunodeprimidos: gestantes e peincipalmente em pacientes com AIDS. O Toxoplasma gondii é um parasita oportunista que nesteshospedeiros (imunodeprimidos) tornam-se altamente patogênico, podendo causar danos irreparáveis e até a morte (Remington, 1992).
Seu ciclo biológico é heteroxênico: felinos (completos) e vertebrados, se caracteriza da seguinte forma: no homem – ciclo assexuado: oocisto/ taquizoítos/ cistos → células → taquizoítos → novas células → imunidade → cistos → reagudização. Nos felinos: cistos/ oocistos/...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toxoplasmose: Aspectos Clínicos e Diagnóstico
  • DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
  • Diagnóstico molecular da toxoplasmose
  • Toxoplasmose e gravidez: aspectos diagnósticos e tratamento
  • Toxoplasmose
  • Toxoplasmose
  • toxoplasmose
  • Toxoplasmose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!