Diagnóstico de História

Páginas: 9 (2132 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
pergunta: 1
Sobre as concepções e práticas mercantilistas, adotadas pelas nações européias entre os séculos XVI e XVIII, é correto afirmar que:
a) buscavam alcançar uma balança comercial favorável através do liberalismo alfandegário.
b) baseavam-se em rigorosas proibições das práticas protecionistas e monopolistas comerciais.
c) condenavam o dirigismo econômico e a regulamentação daprodução exercidos pelos monarcas absolutos.
d) fundamentavam-se na expansão do poderio naval como forma de sustentar o comércio externo.
e) negavam a importância dos investimentos em atividades manufatureiras, privilegiando apenas as agrícolas.

resposta:[D]

pergunta
:A política mercantilista assumiu diversas modalidades, variando nos países europeus do século XV ao XVIII. Sobre as práticasmercantilistas podemos afirmar que:
a) em geral, o mercantilismo fundamentava-se no intervencionismo estatal e no equilíbrio da balança comercial.
b) o modelo português caracterizava-se pelo metalismo e por uma política econômica liberal exercida pela Coroa.
c) na Espanha, o dirigismo estatal desenvolveu as atividades industriais e agrícolas, permitindo sua auto-suficiência comercial.
d) na França,a concessão de monopólios estatais e o incentivo das manufaturas aceleraram o desenvolvimento comercial e industrial.
e) na Inglaterra, o comercialismo desprezou as atividades manufatureiras, o que enfraqueceu a participação inglesa no transporte naval internacional.


resposta:[D]
pergunta
:O metalismo, a doutrina da balança comercial favorável, o industrialismo, o protecionismo e ocolonialismo constituem as características básicas do:
a) Neoliberalismo.
b) Intervencionismo.
c) Socialismo.
d) Liberalismo.
e) Mercantilismo.
resposta:[E]

pergunta:Em 1770, um advogado chamado Séguier comentava, a propósito de um movimento do século XVIII: "Os filósofos se erigiram como preceptores do gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e esse brado se propagou de umaextremidade à outra do mundo. Com uma das mãos tentaram abalar o trono; com a outra, quiseram derrubar os altares."
a) Identifique o movimento ao qual Séguier se refere.
b) Que características desse movimento podem ser retiradas do texto acima? Vocabulário: erigir = instituir, considerar; preceptores = mestres, mentores.



resposta:a) O movimento a qual Séguier se refere é ao Iluminismo.
b) Asprincipais características deste movimento e que encontramos no texto são: A idéia de liberdade de expressão e de crítica á Igreja Católica não excluindo a crença em Deus."

pergunta:"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais edeixá-las atuar." (Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos
a) fisiocratas.
b) mercantilistas.
c) marxistas.
d) keynesianos.
e) marginalistas.



resposta:[A]

pergunta:"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade... Não há liberdade se o poder judiciárionão está separado do legislativo e do executivo... Se o judiciário se unisse com o executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se a mesma pessoa ou o mesmo corpo de nobres, de notáveis, ou de populares, exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de ordenar a execução das resoluções públicas e o de julgar os crimes e os conflitos dos cidadãos". (Montesquieu,DO ESPÍRITO DAS LEIS, 1748)
a) Qual o tema do texto?
b) Explique o contexto histórico em que foi produzido.



resposta:a) Divisão de poderes.
b) Iluminismo.

pergunta:O pensamento iluminista do século XVIII tem na ENCICLOPÉDIA, dirigida por Diderot e d Alembert, uma obra de 35 volumes, editada entre 1751 e 1780, que reúne a totalidade dos conhecimentos da época. Por usarem os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teste diagnóstico 7 ano história
  • Diagnóstico por imagem
  • diagnóstico
  • Diagnostico
  • Diagnostico
  • Diagnóstico
  • Diagnostico
  • diagnostico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!