Diagnóstico citogenético das doenças onco-hematológicas

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Diagnóstico citogenético das doenças onco-hematológicas

A citogenética consiste na preparação e no estudo cromossômico metafásico, conhecido como cariótipo, que verifica as influências dasalterações cromossômicas estruturais e/ou numéricas sobre o fenótipo.
A ocorrência de anomalias citogenéticas em células cancerosas foi postulada por Boveri no início do século XX. Entretanto, muitos anos sepassaram desde esta especulação até a primeira descrição de uma alteração em doença neoplásica maligna.
A citogenética onco-hematológica teve seu marco em 1960, quando Nowel identificou um pequenocromossomo acrocêntrico na leucemia granulocítica. Em 1973, J. Rowley, na Filadélfia, EUA, o descreveu como cromossomo Philadelphia (Ph). Esse cromossomo é considerado um marcador genético constante ede alta prevalência em pacientes com leucemia mielóide crônica (LMC), com 90% dos portadores dessa leucemia apresentando Ph positivo. O cromossomo Ph é formado a partir de uma translocação recíprocaenvolvendo parte do gene ABL, localizado no cromossomo 9, e o gene BCR, no 22, sendo de tamanho bastante reduzido e facilmente identificado pelo estudo citogenético convencional (figura 1).
A LMC épossivelmente a neoplasia mais investigada. A razão desse interesse vem da história natural dessa doença que inclui a evolução inexorável da fase crônica (benigna) para o quadro de leucemia aguda. Sobreesse aspecto, o cariótipo é de extrema relevância, pois revela os achados citogenéticos mais frequentes nesse processo de progressão da doença: cópia extra do cromossomo Ph, isocromossomo 17,trissomia dos cromossomos 8 e 19. Além disso, atualmente o exame de citogenética tem sido indicado como o melhor método de avaliação dos pacientes com LMC tratados com imatinibina.
Desde 1986, nas leucosesagudas, o exame citogenético associado às análises morfológica e imunofenotípica, vem sendo utilizado na classificação das leucemias linfóides agudas (LLA) e mielóides agudas (LMA). A maioria das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças hematologicas
  • Fisiopatologias de doenças hematológicas
  • Biotecnologia no diagnostico e na terapêutica de doenças
  • Diagnóstico de enfermagem
  • Biotecnologia no Diagnóstico e na terapêutica de Doenças
  • diagnostico de enfermagem para doença de crohn
  • Diagnostico de doenças atraves da PCR
  • Diagnóstico de doenças autoimune

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!