Diagnóstico Ambiental

Páginas: 16 (3961 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL




ALUNOS

FRANCISCO CAETANO

GEISIANNY NOGUEIRA
MARCELLY DE OLIVEIRA
MILENE DIAS






PROJETO

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA MICRO/PEQUENA EMPRESA
EMPRESA DE ÁGUA MINERAL BENEVIDES ÁGUAS S/A (BELAGUA)












BELÉM - PA
2013
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIACURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL




ALUNOS

FRANCISCO CAETANO

GEISIANNY NOGUEIRA
MARCELLY DE OLIVEIRA
MILENE DIAS





PROJETO

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA MICRO/PEQUENA EMPRESA
EMPRESA DE ÁGUA MINERAL BENEVIDES ÁGUAS S/A (BELAGUA)



Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, como requisito de Avaliação.BELÉM - PA
2013
SUMÁRIO


FRANCISCO CAETANO 7
FRANCISCO CAETANO 9





























1. INTRODUÇÃO

A preocupação ambiental no ramo empresarial consolidou-se com o Sistema de Gestão Ambiental que consiste em um conjunto de atividades planejadas em que a empresa realiza para gerir ou administrar sua relação com omeio ambiente.
É mais uma forma que as empresas se mobilizam interna e externamente para atingir e demonstrar um ótimo desempenho ambiental controlando os impactos de suas atividades, produtos e serviços no meio ambiente. Um dos aspectos mais importantes da gestão ambiental empresarial nos últimos anos foi à preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Devido a essa inquietaçãono mercado surgiu uma visão de maior eficiência com uso das matérias-primas, evitando assim, a ocorrência de maiores impactos e (ou), danos ambientais e com isso aumentando acompetitividade no mercado. Segundo Dias (2006) um dos problemas mais visíveis causados na industrialização é a destinação dos resíduos gerados nos seus processos produtivos, o que afetam o meioambiente natural e a saúdehumana.
A Produção Mais Limpa e a Eco-eficiência constituem um dos mecanismos que contemplam e fortalece os Sistemas de Gestão Ambiental nas empresas. Assim, as indústrias que optarem pelo uso dessas tecnologias estará protegendo o meio ambiente e aumentando a suacapacidade de competitividade no mercado. Segundo Dias (2006) a Produção Mais Limpa pode ser definida também, como uma estratégia ambientalde caráter preventivo, aplicando os processos produtos, e de caráterempresariais que tem como objetivo a utilização eficiente dos recursos e a diminuição de seu impacto negativono meio ambiente. Guimarães (1992) afirma que a proteção ambiental constitui parte integrante do processode desenvolvimento, e não pode ser considerada isoladamente.
Assim, para que uma empresa passe a realmente trabalharcom gestão ambiental deve, inevitavelmente, passar por uma mudança em sua cultura empresarial; por uma revisão de seus paradigmas. Isso implica dizer que, as responsabilidades das empresas sobre seus produtos vão até o momento em que começa todo o seu processo industrial, incluindo todo o seu ciclo de vida, que é nesse momento que para muitos se tornam lixo devido ao seu descarte após o consumo.O que leva as empresas a adotarem os fundamentos da Gestão Ambiental são razões que vão desde procedimentos obrigatórios de atendimento com a legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais, onde essas políticas visam à conscientização e o melhoramento de todo o pessoal da organização. Portanto, ele não deve ser visto de maneira isolada, pois os dois fatores que regem essasresponsabilidades são responsabilidades social, econômica.
Hamel (1995) pág. 221 ressalta: “As tecnologias limpas”, isto é, as tecnologias de produção menos poluidorase menos consumidoras de empresas que as tradicionalmente utilizadas pelas indústrias, entre outras definições, podem ser consideradas como elementos de competitividade, uma vez que as tecnologias limpas são otimizadoras de recursos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnóstico ambiental
  • Diagnostico Ambiental
  • DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
  • Diagnóstico Ambiental
  • Diagnostico ambiental
  • Diagnostico Ambiental
  • Diagnostico Ambiental
  • diagnostico ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!