Diabolização da mulher

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Diabolização da Imagem da Mulher:
Da Virgem Maria à Caça as Bruxas

Ao longo da história, as atitudes masculinas em relação à mulher, "segundo sexo" sempre foi contraditória oscilando da atração a repulsa, da admiração à hostilidade, do judaísmo bíblico e o classicismo grego demostram regularmente esses sentimentos. De início a deusa da fecundidade, "mãe de seios fiéis", e imagem da naturezainesgotável torna-se com Atenas a divina sabedoria, com a Virgem Maria o canal de toda graças e bondade suprema.
Essa veneração do homem pela mulher foi contrabalançando ao longo das eras pelo medo que se sentiu do outro sexo, especialmente nas sociedades de estruturas patriarcais.
Venenosa e enganadora a mulher foi acusada pelo outro sexo de ter introduzido na terra o pecado, a desgraça, amorte; Pandora grega ou Eva judaica, ela cometeu a falta original ao abrir a urna que continha todos os males ou ao comer o fruto proibido. O homem procurou um responsável para o seu sofrimento, pela perda do paraíso terrestre e encontrou a mulher. O medo da mulher não foi uma invenção dos cristãos, mas é verdade que cedo o integrou em seguida o incentivou.
A mulher dentro do cristianismo, cominfluencias da cultura judaica, sempre teve bem nítido o seu papel social, e suas diferenças em relação ao homem.
“Como viemos no relato da criação (Genesis 2:7) “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o folego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:22)” e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem...”.
Deus tendoformado o homem primeiro e tirado de sua costela a mulher, fazendo-os imagem e semelhança, justificava a primazia, a superioridade masculina. Deixando a mulher excluída de algumas tarefas, como participar do culto no templo, sendo que a mulher era considerada a introdutora do pecado.
Porém Jesus ao ser indagado pelos fariseus se é permitido repudiar sua mulher por qualquer motivo, Jesusresponde: “Não leste que o Criador, desde a origem, os fez homem e mulher e disse: Assim então o homem deixaria seu pai e sua mãe para ligar-se a sua mulher e os dois farão uma só carne? Assim eles não são mais dois e sim uma só carne." (Mateus 19: 1-9 e Marcos 10: 1-9). Esta atitude de Jesus em relação às mulheres foi tão inovadora na sociedade hebraica, que até seus discípulos ficaram chocados. Enquantoas mulheres judias não tinham participação nenhuma nas atividades dos rabinos e eram excluídas do templo, Jesus cerca-se de mulheres, conversa com elas, considera-as pessoas inteiras, sobretudo quando são desprezados (a samaritana, a pecadora pública). Era grande o numero de mulheres que acompanhavam as pregações de Jesus, Maria, apelidada de Madalena, Joana mulher de Chouza intendente deHerodes, Suzana etc...
Enquanto os discípulos, exceto João, abandoaram o Senhor no dia de sua morte, mulheres permaneceram fiéis, ao pé da cruz.
Serão as primeiras a testemunharem a ressurreição de Jesus. Desde o inicio da Igreja particularmente com Paulo houve uma dificuldade em passar da teoria para prática, a igualdade preconizada por Jesus cedeu diante dos obstáculos nascido no contexto culturalno qual o cristianismo de difundiu.

Marginalização da Mulher na Cultura Cristã
Paulo 9dc-64 dc grande pregador do Evangelho de Jesus, que está na origem das ambiguidades do cristianismo em relação ao problema feminino, proclama o universalismo evangélico. "Não há judeu nem grego, nem escravo, nem homem livre, nem homem nem mulher: pois todos nós não sois senão um Cristo Jesus." (Gálatas 3:8).Mas como era filho e aluno de fariseu e ao mesmo tempo cidadão romano, ele contribuiu para colocar a mulher cristã em uma posição de subordinação na Igreja e casamento, consequentemente refletindo na vida social.
"Que as mulheres sejam submissas a seu marido como o Senhor, com efeito, o marido é chefe de sua mulher, como Cristo é chefe da Igreja, ele o Salvador do corpo. Ora a Igreja se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabolização da mulher na idade média
  • Diabolização do Riso
  • Uma mulher é uma mulher
  • Mulheres
  • mulher
  • Mulheres
  • A mulher que é mulher
  • mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!