Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus
O que é a Diabetes Mellitus?
A Diabetes Mellitus (DM) é a doença crônica que mais mata no mundo.
Doença crônica é uma doença que persiste por períodos superior a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo.
Com a Diabetes Mellitus os rins trabalham e excesso, eliminando muita água para junto eliminar açúcar em excesso na corrente sanguínea.
Pâncreas
Órgão responsável pela produção do hormônio insulina – sendo este hormônio responsável pela regulagem da glicemia (nível de glicose no sangue).
Tipos de Diabetes Mellitus
Tipo I
Diabetes Mellitus Insulino Dependente (DMID) – É hereditária passa de pai para filho, e com a prática de atividade física a pessoa portadora da Diabetes pode prolongar a aplicação de insulina.
Tipo II
Diabetes Mellitus Não-Insulino Dependente (DMNID) – Possui caso na família (propensão), mas adquire pela falta de atividade física e alimentação calórica. Alguns condições que aumenta os riscos:
Idade acima de 45 anos.
Obesidade e sobrepeso.
Diabetes gestacional anterior.
Histórico familiar de diabetes tipo II.
Pré-diabetes.
Sedentarismo.
Baixos níveis de colesterol HDL.
Triglicerídeos elevados.
Hipertensão.
Consumo elevado de álcool.
Diabetes Gestacional/Emocional
A gestante pode ou não adquirir a diabetes, e também pode ou não passar para o bebê.
Sintomas da Diabetes Mellitus ― Tipo I
O paciente que apresenta a Diabetes Mellitus ― Tipo I sente vontade de urinar várias vezes ao dia, processo chamado poliúria. Essa situação pode levar a desidratação, com isso terá sede excessiva, processo chamado polidipsia. Outro processo que ocorre é a polifagia, fome excessiva, a pessoa aumenta a ingestão de alimentos, mas não aumenta o peso.
Exercícios Físicos e a Diabetes Mellitus
As atividades físicas são importantes para os diabéticos do tipo I e II.
Melhora nas medidas fisiológicas, tais como redução de triglicérides e do LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), diminui a