Diabetes Meelitus

353 palavras 2 páginas
CONHECENDO O DIABETESO QUE É DIABETES
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva asintomas agudos e a complicações crônicas características.O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e temgraves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instalalentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo númerode pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
TIPOS DE DIABETESDiabetes Mellitus tipo I
:Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrênciade doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina.
Diabetes Mellitus tipo II
:Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulinaassociado a uma relativa deficiência de sua secreção.Outras formas de Diabetes Mellitus:quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso demedicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.
Diabetes Gestacional
:Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em pacientesem aumento prévio da glicose.
COMO SE DESENVOLVEM
Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causasdo DM. No DM tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente ascélulas pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeirosmeses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversosanticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpocontra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico -antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina. No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendoo principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes. Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesãoanatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por

Relacionados