Diabete Mellitus Part

Páginas: 10 (2408 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

1. Introdução
Diabetes Mellitus é uma doença onde acontece uma desordem do metabolismo com total ou parcial ausência de insulina. A insulina é responsável por promover o transporte de glicose do organismo para todas as células do organismo ajudando na formação de ATP, energia utilizada para realizarmos todas as nossas atividades.
A diabetes possui 2 tipos, dos quais pode ser a Tipo 1, maiscomum em crianças que se da pela incapacidade do organismo de produzir insulina levando o doente a ter que tomar doses diárias de injeções de insulina para ajudar a baixa-la. Já a diabetes Tipo 2, é mais comum em adultos-juvenis e adultos, que se da pela pouca produção de insulina no organismo, tendo que ser tomado vários medicamentos ao longo do dia para potencializar a produção de insulina e ocorrera metabolização da glicose de modo eficaz.
Há também a DMG, ou melhor, Diabetes Mellitus Gestacional, que ocorre durante a gravidez devido alguns fatores como: obesidade, tabagismo, baixa estatura, entre outros.
O diabetes tem alguns sintomas tais como: sede excessiva, emagrecimento muito rápido, vontade de urinar o tempo todo, entre outros. Por isso é necessário prestar muita atenção nossintomas e para o caso de já ter a doença necessita-se de acompanhamento medico e dietas para evitar doenças mais graves que se desenvolvem por causa do diabetes.








2. Conceito
Diabetes Mellitus (DM) pode ser definido como sendo uma desordem do metabolismo em que uma relativa ou absoluta deficiência de insulina leva a uma crônica hiperglicemia com ou sem glicosúria. As alterações em metabolismo deproteínas e gorduras, e as relações duvidosas entre o diabetes e suas diversas alterações degenerativas sistêmicas, tudo isso demonstra que a desordem é um complexo sindrômico. Pode ser verdadeiro que a hiperglicemia é um sinal tardio de uma condição que nós denominamos de diabetes millitus.
Um conceito foi estabelecido para considerar-se a diabetes primariamente e fundamentalmente uma desordemdo metabolismo dos carboidratos, e conceitos correntes apontam uma regra etiológica central que reside na deficiência de insulina. Está deficiência pode ser relativa ou absoluta, surgindo tanto como uma anormalidade de secreção de insulina em resposta a uma estimulação de glicose, como uma insuficiência da membrana das células em se ligarem a insulina.















3. Desenvolvimento

3.1 Tiposde Diabetes
Os tipos de diabetes mais frequentes são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Diabete Mellitus tipo 1.
Diabetes Mellitus tipo 1
É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetesinfanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. A destruição das células beta podem ser detectado por auto-anticorpos circulantes como anti-descarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD), anti-ilhotas e anti-insulina, e, algumas vezes, está associado a outras doençasautoimunes como a tireoidite de Hashimoto, a doença de Addison e a miastenia gravis. Em menor proporção, a causa da destruição das células beta é desconhecida (tipo 1 idiopático). Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1 embora ocorraem qualquer idade é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Diabetes Mellitus tipo 2
É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. O termo tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, quando efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diabete mellitus
  • diabetes mellitus
  • Diabetes mellitus
  • Diabetes Mellitus
  • Diabetes mellitus
  • Diabetes mellitus
  • Diabetes Mellitus
  • Diabetes mellitus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!