Dia nacional da Juvetude

887 palavras 4 páginas
DNJ - 2014
Dia Nacional da Juventude
22 á 23 de Novembro

Tema: Feitos para sermos livres e não escravos.

Lema: “Eis o que diz o Senhor: praticai o direito e a justiça, e livrai o oprimido das mãos do Opressor” (Jr 22, 3).

Paróquia São Benedito Itaburuna - PE

Contexto Histórico

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é uma atividade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) realizada nas Dioceses de todo o País. E celebra a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com as realidades sociais, baseadas na pessoa e na mensagem de Jesus Cristo.
Surgiu durante o Ano Internacional da Juventude em 1985, promovida pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Devido á necessidade de uma mobilização dos jovens para promover uma nova sociedade.
A partir dessa data, todo ano é organizado um dia de festa celebrativa para a juventude, onde é escolhido um tema a ser debatido e trabalhado com os grupos.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os Estados. É pensado como um dia de mutirão, envolvendo a esfera religiosa e social, momento onde a juventude celebra a vida e também solta a voz por seus anseios.
O período de existência do DNJ tem sido um tempo de reflexão, discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

Apresentação

A realização do DNJ desde sua primeira edição até hoje, acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro (exceto em anos eleitorais, onde a data se adéqua a realidade local). Logo, no mês de outubro (25 e 26, data sujeita a alterações), todo o Brasil celebrará o Dia Nacional da Juventude com o lema: “Feitos para sermos Livres e não Escravos” baseados no tema da Campanha da Fraternidade

Relacionados

  • linguagem
    983 palavras | 4 páginas
  • Carga Tributária
    1510 palavras | 7 páginas
  • estagio de eliane 2015 11
    5400 palavras | 22 páginas
  • A participação da Sociedade Civil na implementação do Programa Bolsa Família - Um olhar sobre o Conselho Municipal de Assistência Social de Teresina.
    22010 palavras | 89 páginas