Dia de la espanidad

485 palavras 2 páginas
E danças latino-americanas serão no feriado de Columbus Day em Madrid. Você tem algo a comemorar em 12 de outubro?
Que mais de meio milhão de pessoas saem às ruas para comemorar é excepcional. Mas, mesmo se a maioria é latino-americana comemoram o Dia de Colombo, uma data que polariza.
Sob o Festival VivAmérica, também comemorou "March": fantasias de carnaval e músicas que preenchem o Paseo del Prado, com diversas expressões culturais provenientes dos Andes até o Caribe.
Mas o que é um dia para comemorar? Em meio ao bicentenário da independência da Espanha, estamos na hora de rever as relações de ambos os lados do Atlântico.
"O passado é o que é e não podemos mudar. O importante é reconhecer o que nos une, língua, projetos comuns e olhar para frente. Neste sentido, o festival nasce", disse à BBC Perruca Andres Perez, diretor do Ateneo Collaboration.
"Certamente, até recentemente, tem havido uma falta de conhecimento do que é média latinomericano espanhol. As pessoas não diferenciar entre um colombiano e um paraguaio, colocá-los no mesmo saco", disse Perez.
"A verdade da questão é que existem muitas pessoas e organizações em Espanha interessado no que está acontecendo na América Latina, seus problemas, em suas propostas", acrescentou.
Um exemplo pode ser o crescimento que tomou o festival. O encontro acontece em paralelo em Cádiz, Zaragoza e Barranquilla, na Colômbia.
Espera-se que mais de meio milhão de pessoas que acompanham artistas carros alegóricos e bandas que desfilam com o principal passeio de Madrid. A principal atração é o grupo porto-riquenho Rua 13.
O boliviano Martín José Valderrama preparar sua apresentação. A Fraternidade de Amigos da Bolívia vai executar uma dança típica do país, os capatazes.
"É uma dança que representa os espanhóis trouxeram escravos para a América. O capataz era o capataz que estava no comando. Para a dança colocamos sinos em suas botas que lembram o som das cordas", disse à BBC News.
Valderrama conta que o festival lhe

Relacionados