Di lise Peritoneal1

905 palavras 4 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DELTA
TÉCNICO EM ENFERMAGEM

ANY
JOSIANE
SABRINA

DIALISE PERITONEAL

ROLIM DE MOURA 2015

O que é diálise peritoneal? É uma opção de tratamento através do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, ele ocorre com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio. É uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais. O espaço entre esses órgãos é a cavidade peritoneal. Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível). O cateter é permanente e indolor, implantado por meio de uma pequena cirurgia no abdômen. A solução de diálise é infundida e permanece por um determinado tempo na cavidade peritoneal, e depois drenada. A solução entra em contato com o sangue e isso permite que as substâncias que estão acumuladas no sangue como ureia, creatinina e potássio sejam removidas, bem como o excesso de líquido que não está sendo eliminado pelo rim.
Quem necessita se submeter a esse tratamento? A diálise peritoneal está indicada para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo nefrologista, que avalia o seu organismo através de:
Consulta médica, investigando os seus sintomas e examinando o seu corpo;
Dosagem de ureia e creatinina no sangue;
Dosagem de potássio no sangue;
Dosagem de ácidos no sangue;
Quantidade de urina produzida durante um dia e uma noite (urina de 24 horas);
Cálculo da porcentagem de funcionamento dos rins (clearance de creatinina e ureia);
Avaliação de anemia (hemograma, dosagem de ferro, saturação de ferro e ferritina).

Esse tratamento é melhor do que a hemodiálise? Os resultados dos tratamentos por diálise peritoneal e hemodiálise são iguais. Cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens. A escolha entre hemodiálise e diálise peritoneal depende das condições clínicas e

Relacionados