Di cacalcante

493 palavras 2 páginas
ESCOLA ESTADUAL GERTRUDES EDER

DI CAVALCANTI

Thiago Oliveira Nº 47 ,1ºF – Noturno ,Artes

SÃO PAULO
2014
Thiago Valter de Oliveira

DI CAVALCANTI

Pesquisa sobre vida e obra do pintor modernista brasileiro Di Cavalcante.
Pesquisa realisada sobre a orientação Profª Cristiane Almeida Korte

SÃO PAULO
2014
Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti (Rio de Janeiro, 6 de setembro de1897 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1976) foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador e caricaturista brasileiro e muralista. Sua arte contribuiu significativamente para a distinção da arte brasileira entre outros movimentos da época com suas reconhecidas cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, mulatas e tropicalismos em geral.
Di Cavalcanti é juntamente com outros grandes nomes da pintura, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral 1 , Graça Aranha um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro.
Arte moderna e viagens para o exterior
Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, criando, para essa ocasião, as peças promocionais do evento: catálogo e programa. Fez sua primeira viagem à Europa em 1923, permanecendo em Paris até 1925. Frequentou a Academia Ranson. Expôs em diversas cidades: Londres, Berlim, Bruxelas, Amsterdã e Paris. Conheceu Pablo Picasso, Fernand Léger, Matisse, Erik Satie, Jean Cocteau e outros intelectuais franceses. Retornou ao Brasil em 1926 e ingressou no Partido Comunista. Seguiu fazendo ilustrações.
Fez nova viagem a Paris e criou os painéis de decoração do Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.
Os anos 1930 encontram um Di Cavalcanti imerso em dúvidas quanto à sua liberdade como homem e artista e quanto a dogmas partidários. Iniciou suas participações em exposições coletivas e salões nacionais e internacionais, como a

Relacionados