Diática

Páginas: 13 (3001 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
Ao produzirmos este relatório, tivemos por objetivo demonstrar as compreensões e reflexões quanto aos desafios da prática docente reflexiva, bem como, manifestar nossas impressões pessoais à cerca do tema.

No relatório abordaremos questões do estudo reflexivo e a dimensão do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Para tanto, buscamos na vivência diária de alunos e professores doJardim B, crianças com idade de quatro a cinco anos, elementos que sustentaram o relato que apresentamos a seguir.

Manifestamos neste relato a importância do professor na construção de um novo cidadão, seus conhecimentos, suas trocas e seus saberes somente serão possíveis através da interação professor/aluno.

ETAPA 1 - Prática Pedagógica - Desafios e Soluções

Entende-se por prática pedagógicao conjunto de atos de reflexões, de procedimentos intencionalmente educativos, que se formalizam em sala de aula, com o objetivo de favorecer a constituição de conhecimentos, de conceitos e de valores de alunos, sob a intermediação do professor e com a possibilidade de extrapolar os muros da escola.

No entanto, a forma como cada professor desenvolve sua prática, a maneira como cria recursos oucomo utiliza os existentes, as metodologias, as estratégias que escolhe, a forma como organiza o espaço da sala de aula, mais ou menos interativo, com ou sem a participação dos alunos, os trabalhos expostos nos murais, a organização da sala de aula não só impactam as práticas pedagógicas, mas falam por elas.

O andamento diferenciado de cada turma deve ser valorizado porque acredita-se que umgrupo de alunos com seu professor constitua um todo muito peculiar, formado de gente necessariamente diferente e que traz também, para dentro da escola e da sala de aula, suas questões de vida, suas histórias, seus valores, preferências e comportamentos, a história de suas famílias, de seus bairros, de suas comunidades etc.

Muitos professores identificam as questões ligadas às mudanças nosmodelos de família e à violência como os principais desafios à prática educativa. Temas que, na verdade, sempre fizeram parte das reflexões de quem trabalha com crianças, jovens e adultos na escola.

PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Alimentação, Higiene e Saúde

Justificativa: A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formarcidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está a consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual já deveria vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para istoé preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.

O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através depropagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.

Objetivo Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Público-Alvo: É destinado à Educação Infantil e ao EnsinoFundamental Séries Iniciais

Duração: Será desenvolvido no decorrer do ano letivo.

Quadro Demonstrativo do Projeto de Ensino-Aprendizagem:

Alimentação, Higiene e Saúde

Objetivo

específico

Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;

Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;

Identificar os cuidados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diática
  • Diatica
  • DIATICA
  • Relatorio de diatica
  • Projeto de diática
  • Relação entre a pedagogia e a diatica
  • O Papel da Diática no Processo Educativo
  • A IMPORTÂNCIA DA DIÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!