Diário de leitura

Páginas: 8 (1953 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
centro universitário de patos de minas
curso: ciências contábeis
turma: 1º período b
disciplina: projeto integrador
professora: Me. adriana de lanna malta tredezini








Diário de leitura
Mateus Tolentino de melo










patos de minas
2014
mateus tolentino de melo












Diário de leitura

Trabalho apresentado como requisito parcial deavaliação da disciplina Projeto Integrador, do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação da Professora Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini.






patos de minas
2014
O diário de leitura: ferramenta para
uma leitura crítica do texto

Para começar a conversa...

Você já sabe que, para fazer uma resenha, é preciso resumir e apresentar suaopinião, de forma argumentada, sobre o texto original. Assim, antes de tudo, é necessário que haja uma leitura atenta e que haja questionamentos que poderão ser utilizados para seu posicionamento enquanto resenhista do texto lido. Nesta seção, trabalharemos com um instrumento que vai ajudá-lo a ter uma atitude de leitor ativo, interativo e crítico diante dos textos, o que pode ajudá-lo a ter opiniãomais segura e fundamentada sobre o texto lido. O instrumento com que vamos trabalhar a seguir é o diário reflexão de leitura.

1. A fim de melhor compreender esse tipo de produção, leia alguns exemplos de diários de leitura feitos por alguns estudantes a respeito dos livros que estavam lendo.


Exemplo 1
(...) Tá lido. Acho que o processo de leitura é assim também... a gente lê umascoisas, fica de greve delas, passa a ler outras, descobre outras coisas, inclusive que a gente vai ficar chato demais se só ler aquilo, aí volta a ler outras coisas e outras e mais outras. É como ler um livro, a gente lê e a leitura continua mesmo depois de finda, na livraria, nas conversas, na aula, no sonho. E afinal, o que é a vida da gente, se não uma leitura que mesmo depois de acabada continua naboca dos outros, até que acaba sendo esquecida... deixada de lado... e surge um dia de novo, num álbum velho de fotografias para ser lida novamente, de outra forma, por outros olhos... (...) (L.)


Exemplo 2
A partir da leitura do segundo texto, passe a tentar descobrir o que os dois possuiriam de comum. Afinal de contas, por que lemos esses dois textos? (M.)

Exemplo 3
Respirei fundoalgumas vezes antes de começar a ler este texto. Por que o medo? De Umberto Eco, famoso escritor italiano por sua profundidade de pensamento. Ou seja, percebi que me esperava um texto difícil (E. 3).

Exemplo 4
... por que ‘dénouement’? O que isto significa? (D. 9)

2. Relacione os itens abaixo com aquilo que os exemplos dos diários indicam.
( 2 ) Busca de objetivos para a leitura.
( 4 )Expressão de dúvidas diante da leitura.
(3 ) Reflexão sobre as dificuldades com a leitura e tentativa de compreender suas causas.
( 1) Reflexão sobre o processo de leitura.

3. Os processos mentais ou verbais desenvolvidos e exemplificados acima são apenas alguns dos exemplos dos processos que a produção do diário incentiva. Não é à toa que grandes escritores, cientistas e pensadores – tais comoGide, Maiakowski, Virgínia Wolf, Elias Canetti, Wittgenstein, Anaïs Ninn – utilizaram a prática da escrita de diários, pois eles possibilitam o desenvolvimento da escrita, do trabalho intelectual em geral, do desenvolvimento pessoal. É preciso deixar claro, no entanto, que não estamos falando aqui de um diário íntimo, aquele em que escrevemos sobre a vida, mas de diário reflexivo de leitura. Emoutras palavras, não basta apenas escrever impressões e relações do texto com sua vida, é preciso sempre retornar ao texto e dialogar com ele.
Para você não confundir diário íntimo ou resumo de texto com o diário de leitura, observe os trechos abaixo e identifique qual é um resumo, qual é um diário íntimo e qual é um diário de leitura. Justifique sua escolha não só pela diferença de conteúdos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diario de leitura
  • Diário de leitura
  • Diario de leitura
  • Diário de Leitura
  • diário de leitura
  • Diário de leitura
  • Diário de Leitura
  • diario de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!