Dhurgheim

826 palavras 4 páginas
Violência

-Histórico:

Temos vivido tempos de violência na ficção e no cotidiano principalmente. A violência ocupa um lugar central no cotidiano. O fenômeno da violência é carregado de percepções falsas ou verdadeiras e de julgamentos sociais: Barbaridade, Crueldade, Maldade …
O crescimento da criminalidade e da violência aumenta a insegurança e a instabilidade, contribuindo para a “cultura do medo”
Se a violência gera o medo, o medo gera também mais violência.
A SER I contabilizou 251 mortes violentas em 2009. Se compararmos os dados dos anos anteriores, podemos constatar uma tendência de queda nesse indicador foram 314 mortes, em 2007, e 320 mortes, em 2008. Estes dados demonstram a centralidade de homicídios e outras mortes.

-Como é:

Vila Velha é a terceira cidade mais violenta do Estado, com 77 homicídios para cada 100 mil habitantes. Portanto, bem atrás de Serra (97) e Cariacica (93). Índice só superado hoje pelos municípios de Serra (97/100 mil) e Cariacica (93/100 mil), e idêntico ao de Vila Velha. Na primeira parcial de janeiro, foram registrados pelo Ciodes 46 homicídios nos sete municípios que integram a GV (Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Fundão, Guarapari e Cariacica). No mesmo período do ano passado foram 35, ou seja, um aumento de quase 32%.

-Estatísticas:

Dá para dizer que duas cidades disputam esse título infeliz: a pequena Juruena, no Mato Grosso, e Serra, um dos maiores municípios do Espírito Santo. Na estatística pura e simples, Juruena seria a mais violenta: ela tem um índice de 139,7 pessoas assassinadas por ano para cada 100 mil habitantes. O problema dessa estatística é que o número-base de 100 mil habitantes (usado em pesquisas mundiais) pode gerar distorções em municípios como Juruena, que tem apenas seis mil moradores. É por isso que os especialistas preferem considerar nesse ranking as cidades com mais de 300 mil habitantes. E, dentro desse grupo de municípios de médio a grande porte, Serra, na região

Relacionados