dhkdfytik

798 palavras 4 páginas
Tênis

Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Pame”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
Neste mesmo período, do outro lado do Oceano, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conhecia o esporte e era praticante desta modalidade, o que ajudou a difundir o Tênis pelo mundo. Por isso, o Tênis é um tradicional esporte de origem inglesa, mas não nega o berço francês. A partir do ano de 1900, surge a Taça Davis: campeonato mundial, dividido nas regiões Americana, Europeia e Oriental. O Tênis atualmente é disputado em quadras de diferentes características: saibro, grama e concreto, como nos famosos campeonatos Australian Open, Us Open, Roland Garros e Wimbledon.
O Tênis é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m de largura, para jogos simples. Para jogos de duplas, 23,8 m por 11 m de largura. A rede que reparte a quadra possui 1,07 m de altura na extremidade. Cada tipo de quadra apresenta uma característica que define o ritmo do jogo. Os três tipos principais são: Saibro ou Terra Batida, composta por argila e terra e coberta com pó de tijolo. As bolas atiradas recebem um feito maislento e pode-se verificar visualmente onde a mesma atingiu; o torneio disputado nesta quadra é o Roland Garros (França). Outro tipo denominado Piso Duro, de material como cimento e até mesmo asfalto, possui superfície dura e regular. A bola recebe um efeito rápido e ágil. Os

Relacionados