dhjk

319 palavras 2 páginas
Genival Oliveira Gonçalves, ou simplesmente GOG, um cara que dispensa muitas apresentações, afinal as sua contribuição para o rap nacional é singnificativa demais e não daria para resumir tudo em um simples texto, mas vou tentar espressar de maneira simples a sua história. =]

GOG é natural de Brasília, nasceu em 1965. O Brasil passava por diversas transformações com a recente queda da Ditadura e o nascimento de movimentos sociais, além disso, o soul e black music estavam em alta. Mais tarde vieram outros acontecidos como a queda do Muro de Berlin e a chegada do movimento hip hop no Brasil. No meio desse turbilhão de idéias GOG se viu convocado a lutar e iniciou ali sua carreira artística através do rap influenciado pelo forte intercâmbio cultural com o São Paulo e as músicas Racionais MC's e Thaíde de Dj Hum.

A partir desse momento GOG daria início a uma carreira extremamente vitoriosa, venceu diversas barreiras e fez a sua música ser conhecida aos poucos por todo país. Gravando CD após CD, consolidando suas letras e aperfeiçoando sua linha de pensamento ele se tornou referência no cenário nacional e recebeu diversos prêmios.

Não só bastasse isso GOG ultrapassou diversos preconceitos e tabus ao trazer elementos de outros estilos musicais para o rap. Uma das inovações que mais marcam sua trajetória é a associação com grandes nomes da MPB como Lenine, Paulo Diniz e Maria Rita no DVD Cartão Postal Bomba lançado em 2009 em comemoração aos 25 anos de carreira.

Nos batidores GOG faz parte da articulação de diversos movimentos sociais e culturais como Cooperifa, 1daSul, Coletivo Blackitude, Suburbano Convicto, Edições Toró, Elo da Corrente... não deixando de acompanhar outros como MST, MSTL, Ação Educativa, Movimento de Mulheres, do Passe Livre, Software Livre etc.

Enfim, é entusiasmante ver que é possiévl colocar o nome do rap nacional em um lugar alto, com dignidade e principalmente sem perder a essência. o/

Relacionados

  • H11 - Aço trabalho a quente
    1415 palavras | 6 páginas
  • metalografia
    3317 palavras | 14 páginas
  • Publicidade
    4540 palavras | 19 páginas