dhgzfdhsj

367 palavras 2 páginas
A meu ver o Portfólio é uma maneira criativa de construção de aprendizagem. O conhecimento não está pronto e acabado, ele é contínuo. Temos que fazer dos nossos erros, momentos de aprendizagem e o Portfólios torna isso possível. Ele é o meio pelo qual podemos avaliar nosso processo ensino-aprendizagem. Através do
Portfólios podemos fazer reflexão sobre nosso desempenho e uma auto-avaliação dos processos do s quais estamos participando.[...]
René dos Reis
Borges

Como montar o portfólio?
O portfólio deve ser montado em uma pasta, preferencialmente na pasta catálogo, ou virtualmente, em um blog. O portfólio deve conter os seguintes documentos:
Capa: Deve conter o nome da escola, o nome da disciplina, o nome do professor, turma e o ano.
Plano de trabalho: Colocar o seu plano de trabalho para ajudar a te orientar nas decisões e avaliações que serão feitas.
Quadro da turma: Ficha com o nome de todos os alunos da turma e o diagnóstico e as evoluções de cada um (vou postar um modelo em breve!).
Relatórios do professor: Relatórios bimestrais contendo o registro do que foi realizado (suas ações), os resultados e anotações das observações do professor sobre cada aluno. Eu gosto de anotar no meu caderno minhas observações sobre cada aluno e depois passar a limpo em um único documento fazendo um comentário geral e destacando os alunos que mostraram evoluções ou que chamaram minha atenção por apresentar alguma dificuldade.
Anexo das atividades desenvolvidas: Deve conter registros do que é feito em sala de aula. O professor deve colocar tudo o que ele achar necessário, como as atividades realizadas, fotos dos alunos produzindo e o que mais ele achar importante anexar.
Procure ser organizado e manter o portfólio também bem organizado (falo por experiência). É importante lembrar que o portfólio deve conter o registro real dos alunos e não somente aquilo que ficou bonito.
Uma dica para os portfólios com produções de texto: Procure avaliar por amostragem

Relacionados