dhfhy

1071 palavras 5 páginas
Trabalho História
24/02/2015
- Os reinos Francos
- O reino Carolíngio

O Reino dos Francos
Entre os diferentes povos responsáveis pela invasão do Império Romano do Ocidente, os francos se destacavam por estabelecer o governo centralizado na Europa, entre os séculos V e IX. Realizaram um processo de conquistas e que se consolidou durante o reinado do neto de Meroveu, Clóvis, o primeiro rei da dinastia merovíngia. Essa dinastia conseguiu vencer reinos germânicos e controlar a disputa política entre os proprietários de terra.
Clóvis, durante seu reinado de 481 até 511.

Conseguindo uma vitória militar sobre os alamanos, Clovis conseguiu colocar toda a região da Gália (França) sobre o domínio dos francos. Para consagrar a unidade política dos territórios conquistados, o rei Clovis firmou alianças com os bispos da Gália. Depois da vitória contra os alamanos na Batalha de Tolbiac (ano de 496), Clovis converteu-se ao cristianismo.
Depois da morte de Clóvis, uma sucessão de maus administradores fez com que essa época ficasse conhecida pela predominância dos “reis indolentes”.
Esse cargo administrativo dava poderes para que um nobre tomasse decisões importantes ao palácio real. Ao longo do tempo, seu poder foi ampliado fazendo com que sua autoridade fosse maior que a do rei. Em 732, o major domo Carlos Martel organizou os exércitos contra o avanço dos mouros na chamada Batalha de Poitiers. Com a morte de Carlos Martel, o posto de major domo foi dividido entre seus dois filhos: Carlo mano e Pepino, o Breve.
Pepino de Herstal.

Carlomano abriu mão do cargo para retirar-se em um mosteiro. Pepino, O Breve, consolidou uma aliança com o papa Zacarias para que o mesmo fosse elevado ao posto real. Dessa forma, Zacarias impôs um golpe político autorizando a prisão do rei Childerico III em um mosteiro. Pepino tornou-se o primeiro rei da chamada dinastia Carolíngia. No ano de 754, o papa Estevão II pediu para que Pepino interviesse

Relacionados