Dhe-doenças hipertensivas especificas

545 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Toxemia gravídica, termo utilizado há muitas décadas, inapropriadamente, para definir esta doença, pois se pensava que havia interferência de agentes tóxicos na circulação sangüínea causando os distúrbios hipertensivos, consagrando-se assim,universalmente pelo seu uso corrente na literatura. Em nosso estudo, utilizaremos o termo Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), por melhor expressar as características desta entidade. Sabemos que, na gestação mesmo havendo alterações anatômicas, endócrinas, hemodinâmicas e imunológicas importantes, o organismo feminino se mantém em equilíbrio dinâmico por mecanismos compensatórios. Contudo, o limite entre anormalidade e a doença é extremamente tênue e o desequilíbrio representa risco elevado de morbimortalidade materno-fetal.

DEFINIÇÕES

A Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) é o distúrbio mais comum na gestação, ocorrendo habitualmente no final da prenaz, e caracterizado por manifestações clínicas associadas e peculiares:
Hipertensão, edema e proteinuria, sendo estes chamados de tríade da DHEG. Classifica-se a DHEG em duas formas básicas: pré-eclâmpsia (forma não convulsiva marcado pelo início da hipertensão aguda após avigésima semana de gestação) e eclâmpsia, que é um distúrbio hipertensivo gestacionalque se caracteriza pelos episódios convulsivos conseqüentes a efeitos cerebrais profundos da pré-eclâmpsia.A eclâmpsia é responsável por uma parcela significativa dos casos demortalidade materna e perinatal sendo freqüentemente associada à complicações de órgãos vitais como SNC, o fígado e os rins. Apesar de submetida à extensiva investigação nos últimos anos, a fisiopatologia da eclâmpsia continua matéria puramente especulativa, sendo sua etiologia desconhecida.

CLASSIFICAÇÃO

Hipertensão Gestacional: Correspondente a caso com aumento de pressão sanguínea, sem proteinuria, após 20 semanas de gravidez,retornando os níveis tenssionais elevados ao normal no pós-parto.

Relacionados

  • Cirurgia Abdominal
    72368 palavras | 290 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas