Dhailanny

794 palavras 4 páginas
Resumo Gestão de Empresas da Construção Civil.

Resumo do Capítulo: Teoria Clássica e Científica

Condições geradoras para o surgimento das teorias: Revolução industrial, Consolidação do capitalismo e processo de modernização das sociedades ocidentais.
Escola Clássica: As empresas necessitavam aumentar sua produção e diminuírem seus custos entre outros fatores. Os engenheiros Frederick W. Taylor que desenvolveu a “TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA” dando ênfase a variável tarefa e Henry Fayol, criador da “TEORIA CLÁSSICA” dando ênfase a variável estrutura.
Teoria Científica (Taylorismo): Tem como foco as tarefas dentro da organização, onde tem como objetivo reduzir os desperdícios e aumentar a produção por meio de técnicas de engenharia industrial. É a busca de uma organização científica do trabalho, na qual se inicia com uma análise científica, de forma a encontrar as melhores metodologias para executar cada tarefa. Enfatizando tempos e métodos, dos quais seus objetivos de máxima produção e mínimo custo. Para isso ele defendia alguns princípios: seleção cientifica do trabalhador, tempo-padrão, plano de incentivo salarial, trabalho em conjunto, gerentes planejam e operários executam, divisão do trabalho, supervisão e ênfase na eficiência.
Críticas: Para visão de alguns transformou o homem em uma máquina. A superespecialização do operário reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo. O incentivo monetário revela insuficiente para promover a satisfação dos trabalhadores. Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador e entre outros.
Contribuições: Melhoria acentuada na produtividade e da eficiência, relaciona remuneração com produtividade e cria base para o desenvolvimento da cadeia de produção e propicia a produção em série.
Henry Ford um dos seguidores da ideia de Taylor: Henry apostou na fabricação de veículos leves, ganhando eficiência, num período dominado

Relacionados

  • jota
    961 palavras | 4 páginas