dgwgfwefw

4543 palavras 19 páginas
O Debate em Torno da Desburocratização

Juiz de Fora
2014
Introdução
Desburocratização é desfazer a burocracia. Burocracia é quando vc precisa ser atendido num hospital e precisa assinar um monte de papel para depois finalmente ser atendido... ou quando vc precisa tirar uma via para depois tirar um documento, para depois poder receber uma outra via que libera o documento etc...ou seja é dificultar o acesso direto a fonte e os recursos. É arranjar um monte de pretexto e documentos que dificultem o acesso direto e objetivo a um determinado direito que vc quer receber e merece. É por causa de muitas burocracias, que muitas coisas não vão pra frente.
Foi Max Weber, quem criou o conceito de organização burocrática, e chamou as conseqüências de “disfunções” da burocracia. Não poderia imaginar ele, que estas disfunções, passariam a ser as novas regras operacionais para as organizações públicas, principalmente no Brasil.
Os anos passaram, e as disfunções se enraizaram na administração pública. Hoje, mesmo o gestor público atualizado com as melhores teorias administrativas, que resgatam para as organizações, a importância do cliente e do meio ambiente sustentável, e do uso da tecnologia disponível para imprimir qualidade e velocidade nos processos, através da simplificação de procedimentos e automatização de rotinas, o Estado continua com uma estrutura de serviço medieval.
Para se libertar do regime feuldal que governa o Estado, o cidadão precisa dar um basta para o atual modelo de gestão autoritária e corrupta, que impõe ao servidor público, o atraso cultural necessário, para que o interesse público fique a margem do interesse privado.
A desburocratização deve interessar aos órgãos e entidades públicas nos três poderes e nas três esferas de Governo (Esfera Federal, Esfera Estadual, Esfera Municipal).
A Desburocratização gera vários benefícios que são o resgate da credibilidade do cidadão; redução do tempo de ciclo dos processos,

Relacionados