dghgfhk

3026 palavras 13 páginas
Microscopia Operatória em Endodontia – Tratamento das perfurações de furca e raiz

MARIO LUIS ZUOLO Especialista em Endodontia

Professor de Endodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas

Mestre em Biologia Molecular EPM/UNIFESP

INTRODUÇÃO Complicações endodônticas estão freqüentemente associadas a erros de procedimento ou acidentes iatrogênicos e representam uma situação indesejada pelo dentista, geralmente de difícil solução clínica. Exemplos de acidentes em Endodontia incluem: desvios do canal durante seu preparo com formação de degrau e zip, fratura de brocas e limas, fratura da raiz, obturações inadequadas e perfurações dentais. Um completo conhecimento dos fatores etiológicos envolvidos nesses acidentes é essencial para sua prevenção (WALTON&TORABINEJAD)1.

PERFURAÇÕES DENTAIS
Caixa de texto: Figura 1 : Perfuração na região de furca em molar inferior

A perfuração acidental é a comunicação do sistema de canal com os tecidos de sustentação do dente através do assoalho da câmara pulpar ou das paredes radiculares (Fig. 1). Essa iatrogenia pode ocorrer pelo uso indevido de brocas ou instrumentos endodônticos durante os procedimentos de cirurgia de acesso, instrumentação ou desobturação dos canais ou do preparo para modelagem do canal protético (IMURA&ZUOLO)2.

CLASSIFICAÇÃO

As perfurações dentais podem ser classificadas de acordo com os seguintes critérios:

TAMANHO DO DEFEITO:

a) Pequenas: geralmente causadas por limas ou brocas que não ultrapassem 1 mm em diâmetro

b) Grandes: causadas por brocas ou instrumentos rotatórios com diâmetro superior a 1mm.

POSIÇÃO DO DEFEITO

a) Perfuração do assoalho (perfuração de furca): comunicação do sistema de canal radicular com os tecidos periodontais através do assoalho da câmara pulpar em dentes posteriores. Defeito geralmente realizado por brocas durante a cirurgia de acesso devido a falta de

Relacionados