dgherhseth

2050 palavras 9 páginas
A História da Cavalgada
A Cavalgada é um evento que ocorre tradicionalmente na abertura da EXPOSUL. É composta por uma comitiva de cavaleiros e charretes que atravessa a cidade até o parque de exposições Wilmar Peres de Faria.
Nos últimos anos com o aumento da participação popular no evento e o crescimento urbano o percurso foi alterado e o destino final atual é o antigo Parque de exposições na Avenida Bandeirantes. “A cavalgada é uma forma de expressão social, econômica e histórica da cidade de Rondonópolis e realizada na abertura da exposição agropecuária, a Exposul “. A Cavalgada resgata a memória social e a cultura transplantada das diferentes correntes migratórias.

Diante do aumento de exigências sanitárias, organização diz estar preocupada com a diminuição de participantes na Cavalgada, que frequentemente reúne mais de 1.500 inscritos
Pelo 28º ano, cavaleiros e amazonas montados em seus animais percorrerão as ruas de Rondonópolis, anunciando o começo de mais uma Exposul. Desta vez, a organização preparou um novo trajeto para a Cavalgada de abertura da 42ª Exposul, na manhã deste sábado (09/08). Uma das preocupações é em relação ao aumento das exigências sanitárias, fazendo diminuir a estimativa de participantes.
Conforme Ari Torremocha, da comissão organizadora da Cavalgada, o trajeto a ser percorrido pelos participantes neste ano inicia nos altos da Rua Fernando Correa da Costa, percorrendo ainda a Avenida Amazonas, a Rua Rio Branco, a Avenida Lions Internacional, a Avenida Brasil (Rotary Internacional) e, finalizando, no estacionamento do estádio municipal Luthero Lopes.
Ao todo o novo trajeto terá 9,7 quilômetros. Ari Torremocha explica que a Cavalgada não será encerrada diante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), por causa da falta de espaço no local a partir das recentes construções realizadas. Ele informa que as inscrições para a Cavalgada estão sendo feitas em lojas especializadas em produtos agropecuários da cidade, ao custo de R$ 5,00

Relacionados